Notícias

Semcid busca construção coletiva para centro de direitos humanos

Publicada em 19/09/2017, às 18h50 | Atualizada em 19/09/2017, às 18h51

Por Josué de Oliveira, com edição de Matheus Thebaldi


Divulgação Semcid
Reunião do Centro Especializado de Direitos Humanos
Entidades que atuam na proteção dos direitos humanos participaram do encontro na Casa do Cidadão

Em fase de estruturação, o Centro Especializado de Direitos Humanos de Vitória (CEDH) foi apresentando, na tarde desta terça-feira (19), às entidades que trabalham para evitar a violação dos direitos da população, no auditório Alexandre Martins de Castro Filho, localizado no Centro Integrado de Cidadania (CIC) Zumbi dos Palmares, em Itararé.

O objetivo da roda de conversa foi promover uma articulação dos órgãos no fortalecimento do CEDH por meio de parcerias. Ao todo, serão feitas três reuniões, onde serão colhidas as sugestões para o aperfeiçoamento do serviço, que será lançado oficialmente em dezembro.

A secretária de Cidadania e Direitos Humanos de Vitória, Nara Borgo, lembrou que essa é uma iniciativa pioneira no Estado e que a criação do centro é uma reivindicação antiga dos movimentos de direitos humanos. "Mas nós entendemos que não se pode construir políticas de direitos humanos sozinhas/sozinhos. A ideia é construir de forma coletiva, fazer com que as/os militantes e os munícipes de Vitória se sintam pertencentes a esse espaço", destacou.

Pequenos grupos

A coordenadora do Centro Especializado de Direitos Humanos, Shayene Machado Salles, explicou que as três reuniões que serão feitas fazem parte do projeto de implementação e estruturação. "A gente pensou nessa metodologia para ouvir as entidades que já trabalham com esse serviço. Esse cuidado é para que possamos realizar um espaço de escuta e que tenha tempo suficiente para dialogar de perto".

As demais reuniões serão feiras com representantes da sociedade civil e também com os conselhos municipais.

Integração

Para o defensor público Pedro Temer, que participou do encontro, a expectativa sobre a criação do CEDH é grande. Segundo ele, o diferencial é que o serviço pretende integrar todos os órgãos, permitindo assim que aqueles que atuam de forma descentralizada tenham referência em organização.

"A partir disso, o centro vai evitar um trabalho que seja desprodutivo, de repetição e que fique encalhado na burocracia. Estamos esperançosos e ansiosos para que seja um trabalho de excelência".

Estiveram na reunião representantes da Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Espírito Santo (OAB/ES), Defensoria Pública Estadual e secretarias municipais de Assistência Social (Semas) e Saúde (Semus).


Voltar ao topo da página