Notícias

Semc: projeto Laboratório de Educação Museal é selecionado para evento em SP

Publicada em 04/10/2018, às 15h32

Por Leo Vais, com edição de Matheus Thebaldi


Divulgação Semc
projeto Laboratório de Educação Museal
LEM promove diálogo contínuo entre educadores, instituições de ensino, artistas e equipamentos culturais
Divulgação Semc
projeto Laboratório de Educação Museal
Encontros visam incentivar a partilha de conteúdos relacionados às artes visuais

O projeto "Laboratório de Educação Museal" (LEM), que é uma iniciativa da arte-educadora dos espaços culturais da Secretaria Municipal de Cultura (Semc), Franquilandia Raft, está entre as 115 propostas selecionadas para participar da 1ª edição do Mercado das Indústrias Criativas do Brasil (MicBR), que será realizado no corredor cultural da avenida Paulista, em São Paulo, entre 5 e 11 de novembro.

Participam do evento dez países sulamericanos. Do Brasil, foram selecionados 53 empreendedores experientes e 62 iniciantes nas mais diversas áreas da cultura, como audiovisual, artes cênicas, música, design, editorial, animação e jogos eletrônicos, moda e museus e patrimônio.

O LEM ficou em 3º lugar na categoria "Museus e Patrimônios", entre as seis propostas aprovadas com menos de três anos de atuação no mercado.

"A seleção do LEM no edital do MicBr coloca o programa educativo que está sendo realizado nos museus em Vitória lado a lado com experiências exitosas da área criativa e cultural do País. Um projeto-piloto que já demonstra sua potência no primeiro ano de funcionamento", disse Franquilandia Raft, idealizadora do projeto.

Laboratório

O LEM tem como material de pesquisa os espaços culturais da Semc: Casa Porto das Artes Plásticas, Museu Capixaba do Negro “Verônica da Pas” (Mucane) e Museu Histórico da Ilha das Caieiras "Manoel dos Passos Lyrio" (Museu do Pescador).

"Vejo o LEM como uma ferramenta fundamental de inclusão sociocultural que, na parceria museu-escola, promove cidadania por meio de mediações que dialogam com os territórios e sujeitos em vivências que conectam arte e vida", explicou Franquilandia Raft.

Os encontros são mensais e pretendem, através da programação dos equipamentos culturais de Vitória, incentivar a partilha de conteúdos relacionados às artes visuais, além do diálogo contínuo entre educadores, instituições de ensino, artistas e equipamentos culturais.

A ação terá uma visita mediada pela exposição, roda de conversa, distribuição de material educativo e atividade prática.


Voltar ao topo da página