Notícias

Semana Nacional do Trânsito: alerta contra combinação álcool x direção

Publicada em 19/09/2017, às 12h45

Por Matheus Thebaldi (mgthebaldieira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi


Divulgação Setran
Semana Nacional do Trânsito
Faixa e placa chamaram a atenção de motoristas e pedestres em frente à Ufes
Divulgação Setran
Semana Nacional do Trânsito
Ação integrou a programação da Semana Nacional do Trânsito

"Bebida e direção. O efeito do álcool passa. A culpa fica para sempre". Essa foi a faixa educativa que chamou a atenção dos motoristas que passaram pela avenida Fernando Ferrari, na altura da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), na tarde desta última segunda-feira (18).  

A ação integrou a programação da Semana Nacional do Trânsito. Servidores da Secretaria Municipal de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana (Setran), agentes da Guarda Municipal e ONG Avalanche abordaram condutores e pedestres para alertá-los para um trânsito mais seguro e humano. 

O "puxão de orelha" também veio da placa "Pare e pense na sua postura no trânsito". As pessoas ainda receberam material do programa Vida no Trânsito. 

Programação

Várias atividades compõem a Semana Nacional do Trânsito:

Quarta (20)

Às 10 horas, agentes da Guarda e alunos do 2º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Custódia Dias, em Bairro de Lourdes, farão abordagens a condutores e pedestres para conscientizá-los sobre o uso da faixa de pedestre e a Zona de Velocidade Segura. A ação será chamada de "Anjos da Guarda".

Às 14 horas, os alunos do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Álvaro Fernandes Lima, em Bela Vista, assistirão à peça da Guarda "Minha Amiga Faixa.

Às 17 horas, haverá abordagens a ciclistas e pedestres na calçada da avenida Beira-Mar.

Quinta (21)

Das 8h30 às 11h30, na Emef Maria Leonor Pereira da Silva, em Santa Lúcia, acontecerá uma apresentação do projeto "Transitolândia", no qual as crianças são orientadas sobre a travessia na faixa de pedestre, sobre o semáforo de veículos e pedestres e sobre o respeito às normas de trânsito a partir de uma brincadeira.

Às 21 horas, a Guarda, a Setran, a ONG Avalanche e a Polícia Militar farão esquetes com abordagens aos temas velocidade, álcool e direção para frequentadores de bares na "Laminha", em Jardim Camburi.

Sexta (22)

Das 13 às 17 horas, os alunos da Emef Elzira Vivácqua dos Santos, em Jardim Camburi, farão uma volta à ilha de Vitória, acompanhados da Guarda, para observar as relações no trânsito.

Às 20 horas, haverá esquetes e roda de conversa com abordagens ao tema circulação e condução segura para alunos do Ifes, em Jucutuquara, com a Guarda.

Sábado (23)

Das 8 às 12 horas, na feira livre de Jardim da Penha, haverá interação com as famílias com atividades educativas, esquetes e conversas sobre comportamento seguro no trânsito. Crianças contarão com jogos, atividades educativas e apresentação de equipamentos da Guarda na praça Regina Frigeri (do supermercado EPA), além do projeto "Transitolândia".

Às 15 horas, na avenida Nossa Senhora da Penha, em Santa Luiza (na altura do OK supermercado), haverá abordagens voltadas para a conscientização de pedestres e condutores para uso da faixa de trânsito.

Parceria

O evento é promovido pela Secretaria Municipal de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana (Setran), em parceria com as secretarias municipais de Educação (Seme), Segurança Urbana (Semsu) e Saúde (Semus).


Voltar ao topo da página