Notícias

Semana do Trânsito: alunos conscientizam pessoas sobre respeito às faixas

Publicada em 20/09/2018, às 18h18 | Atualizada em 20/09/2018, às 18h35

Por Fabrício Faustini (fafaustinieira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi


Divulgação Setran
Semana Nacional do Trânsito
Simulação de atropelamento teve o objetivo de chamar a atenção dos alunos do Ifes
Divulgação Setran
Semana Nacional do Trânsito
Atividade no Ifes faz parte da programação da Semana Nacional do Trânsito

Alunos do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) assistiram a uma palestra ministrada por agentes de trânsito da Guarda Civil Municipal de Vitória sobre segurança nas vias, nesta quinta-feira (20). Depois, participaram de intervenções da ONG Avalanche e abordaram motoristas e pedestres para conscientizá-los da importância do respeito às faixas. A atividade integrou a programação da Semana Nacional do Trânsito.

Em uma das atividades, os estudantes acompanharam uma simulação de atropelamento. "Primeiro há uma simulação de um atropelamento na escola para chamar a atenção para o tema. Depois, os alunos vão para frente da escola e fazem a abordagem a pedestres e motoristas para distribuir material confeccionado pelo Setran com mensagem chamando a atenção para o respeito à faixa de pedestre", destacou a gerente de Educação para o Trânsito,  Adriana Sossai.

Acidentes

Adriana Sossai avaliou que a Semana Nacional do Trânsito é um movimento social em favor da vida. A iniciativa, segundo ela, é uma forma de alertar a sociedade para os números alarmantes de mortos e feridos no trânsito brasileiro.

Conforme o diretor-presidente do Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV), Aurelio Ramalho, os acidentes são frutos de escolhas inadequadas e arriscadas por parte de condutores e pedestres. Para o especialista, 90% dos sinistros têm motivação em falhas humanas, como imperícia, imprudência e desatenção.

"Somos os responsáveis pelos nossos atos no trânsito, e ter consciência clara disso é um dos caminhos para a reversão do triste cenário atual, não só do Brasil, mas de todo o mundo", avaliou Ramalho.

PROGRAMAÇÃO

A programação é uma parceria das secretarias municipais de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana (Setran) e Segurança Urbana (Semsu), numa parceria com a ONG Avalanche e o Ifes, com apoio da Gerência de Educação para o Trânsito e Projeto Vida no Trânsito.

Sexta (21)

Às 15 horas, ciclistas serão conscientizados sobre o uso das calçadas, onde a prioridade é dos pedestres, na região das vias Rio Branco e Chapot Prevot, na Praia do Canto.

Sábado (22)

Das 9 às 11 horas, haverá uma intervenção sobre faixa de pedestre e comportamento seguro para motoristas na Vila Rubim, em frente ao supermercado Extrabom.

Segunda (23)

Das 7h30 às 8h30, funcionários da empresa Metal Vix (Vale) terão uma palestra sobre segurança no trânsito. Das 16 às 18 horas, haverá uma ação educativa na faixa verde da avenida Marechal Campos, no Bairro de Lourdes.

Das 14 às 16 horas, pessoas serão conscientizadas sobre o uso da faixa de pedestres no trecho entre a Emef Eber Louzada Zipinotti até a praça do Epa.

Divulgação Setran
Semana Nacional do Trânsito
Anjo alertou pedestres sobre a importância do respeito às faixas
Divulgação Setran
Semana Nacional do Trânsito
Ação foi uma parceria da PMV com a ONG Avalanche

Voltar ao topo da página