Notícias

Semana do Trânsito: agentes da Guarda ensinam crianças com lego e teatro

Publicada em 16/09/2014, às 15h51 | Atualizada em 16/09/2014, às 16h05

Por Vinícius Yungtay, com edição de SEGOV/SUB-COM


Divulgação Semsu
Guarda Municipal usa lego para educação no trânsito
Agente de trânsito da Guarda estuda a criação de uma "situação problema" na oficina de lego
Divulgação Semsu
Guarda Municipal usa lego para educação no trânsito
Montagem do lego mostra carro estacionado em frente a uma garagem: jogo será usado para ensinar regras de trânsito para as crianças

Para atrair a atenção dos pequenos e tornar a aprendizagem das regras do trânsito divertida e prazerosa, a Guarda Civil Municipal de Vitória vai trazer para a Semana Nacional de Trânsito 2014, que acontece de 18 a 25 deste mês, oficinas de lego, apresentações teatrais e um livro educativo.

O uso do lego como ferramenta de educação é a grande novidade das ações e tem como objetivo fazer com que a criança vivencie os problemas da cidade e faça parte da solução ao apontar os erros e corrigir as irregularidades no trânsito.

Toda a dinâmica será realizada pelos agentes da Guarda Municipal, que irão criar, por meio do lego, "situações problema" que ocorrem no cotidiano das cidades. Caberá à criança identificar o que está errado e fazer as alterações necessárias, reforçando, enquanto brinca, o conhecimento adquirido e os fundamentos das leis de trânsito.

O uso do lego como ferramenta de educação para o trânsito é uma parceria com a Zoom Education for Life/ES, representante da Lego Educacional. Para a correta utilização do material, 30 agentes participaram de um curso de formação.

As atividades vão acontecer nos shoppings Norte Sul, em Jardim Camburi, nestas quinta (18) e sexta (19), e Vitória Mall, na Mata da Praia, nos dias 25, 26 e 27. Veja toda a programação.

Teatro e livro

A corporação traz ainda a peça "Minha Amiga Faixa", produzida especialmente para a educação dos pequenos para tratar da importância e regras do uso da faixa de pedestres. As apresentações  são interativas e criam envolvimento com os personagens, despertando nas crianças o desejo de reproduzir e repassar os conhecimentos adquiridos.

O espetáculo é apresentado e produzido pelos próprios agentes da Guarda, que utilizam bonecos de manipulação para repassar de forma lúdica os ensinamentos necessários para a correta travessia de uma rua.

Para melhor fixação do conteúdo, a peça foi transformada em um livro educativo, que será distribuído gratuitamente nos shoppings parceiros. Todos os desenhos e diagramação do livro foram feitos pelo ilustrador Ilvan Filho, que doou seu trabalho à Guarda Civil Municipal em prol da educação de trânsito.

Idosos

O tema da Semana Nacional de Trânsito deste ano é "Cidade para as pessoas, proteção e prioridade ao pedestre" e, por isso, a Guarda Civil Municipal vai trabalhar também a conscientização dos idosos. Assim como as crianças, os idosos são um dos grupos mais frágeis no trânsito.

Matéria relacionada

Equipes abordarão pedestres e motoristas para alertar sobre cuidados no trânsito


Voltar ao topo da página