Notícias

Semana de grande mobilização de combate ao mosquito Aedes aegypti

Publicada em 18/09/2017, às 12h26 | Atualizada em 18/09/2017, às 14h27

Por Milene Miguel, com edição de Matheus Thebaldi


Nem mesmo a chuva atrapalhou moradores, lideranças comunitárias, diretores de unidades de saúde, alunos e professores de escolas municipais e usuários dos Cras e Cajuns durante a caminhada intersetorial de mobilização em combate ao mosquito Aedes aegypti, no último sábado (16), na região de Santo Antônio.

A ação teve o objetivo de conscientizar a população sobre a eliminação de possíveis focos do mosquito e, consequentemente, ajudar a diminuir as chances de transmissão de doenças como zika, dengue e chikungunya.

Os participantes saíram do Santuário em direção à Prainha de Santo Antônio, onde havia uma maquete educativa sobre o ciclo reprodutor do mosquito.

A "Banda Escola", formada por alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Heloísa Abreu Júdice de Mattos, seguiu tocando pela orla, acompanhada de moradores das comunidades da região da Grande Vitória, para encontrar os participantes da caminhada. 

Para a secretária municipal de Saúde, Cátia Lisboa, esse foi um movimento de parceria. "Estamos juntos nessa luta para que possamos combater essas doenças que vêm acometendo a população".

Divulgação Semus
Mobilização de combate à dengue em Santo Antônio
Concentração da caminhada de mobilização de combate ao mosquito aconteceu em frente ao Santuário de Santo Antônio
Divulgação Semus
Mobilização de combate à dengue em Santo Antônio
Participantes caminharam pelas vias da região para conscientizar a população sobre a prevenção ao mosquito
Próximos eventos

Quarta-feira (20), das 8 às 12 horas
Ação de combate ao Aedes aegypti da região de Maruípe
Onde: pracinha de Itararé
Atividades: exposição de maquete educativa e teatro de combate à dengue; panfletagem pelos agentes comunitários de saúde aos frequentadores da praça e arredores; aula de zumba; atividades das Práticas Integrativas e Complementares, com orientação sobre as plantas medicinais das hortas existentes nas unidades de saúde.

Sexta-feira (22), das 8 às 12 horas
Ação de combate ao Aedes aegypti da região Continental
Onde: pracinha de Goiabeiras
Atividades: mutirão de visitas domiciliares na região de Goiabeiras; exposição de maquete educativa; panfletagem; alongamento e orientação à prática de exercícios físicos; testes rápidos; orientação antitabagista; alimentação saudável; distribuição de mudas de plantas medicinais.

Sábado (23), das 8 às 11 horas
Ação de combate ao Aedes aegypti da região Centro
Onde: praça Ubaldo Ramalhete, Centro
Atividades: caminhada até o Parque Moscoso; teatro de fantoches; orientação educacional com a equipe de Educação Ambiental.

Dia D

A medida faz parte da campanha "Dia D de eliminação do mosquito", organizada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semus), em parceria com o Colegiado Gestor Regional (Coger), CVSA, Centro de Referência da Juventude (CRJ), Secretaria Municipal de Educação (Seme), lideranças e conselhos locais.

A meta é que a população reserve um dia da semana para realizar o check list semanal e combater os focos do mosquito, vistoriando casas, ambientes de trabalho e escolas.

A gerente de Vigilância em Saúde, Arlete Dutra, conta com a participação de todos na luta contra o mosquito. "Somos mobilizadores, mas precisamos que a população nos ajude nessa causa. Temos ferramentas simples para combater o Aedes Aegypti. Se cada um fizer o básico, como descarte correto do lixo, tampar depósitos de água, limpar com buchas as laterais e eliminar os pratos dos vasos de planta, vai nos ajudar muito na eliminação do mosquito".


Voltar ao topo da página