Notícias

Semana da água: Cmei desenvolve atividade em parceria com Parque da Fazendinha

Publicada em 23/03/2018, às 15h15

Por Fabrícia Kirmse, com edição de Matheus Thebaldi


Divulgação/Secretaria de Educação
Crianças realizam atividades sobre a importância da água em sala de aula no Cmei Rubens Vervloet
Dentro do projeto institucional "Por um mundo mais bacana", crianças do Cmei participaram de atividades sobre a importância da água
Divulgação/Secretaria de Educação
Crianças realizam atividades sobre a importância da água no Cmei Rubens Vervloet
Pequenos tiveram a oportunidade de participar de atividades educativas, como contação de histórias e apresentação musical

Na Semana da Água, várias unidades da rede municipal de ensino realizaram atividades especiais sobre a importância de conservar esse recurso natural. Só lembrando que o Dia Mundial da Água é comemorado em 22 de março.

No Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Rubens José Vervolet Gomes, em Jardim Camburi, o tema "Água" foi agregado ao projeto institucional da escola para 2018: "Por um mundo mais bacana", baseado no livro de mesmo nome da autora Lúcia Reis.

A escola conta com o apoio da Prefeitura de Vitória, por meio da equipe de Educação Ambiental do Parque da Fazendinha, que tem desenvolvido várias propostas educativas com os estudantes.

Foi realizada uma pesquisa sobre o uso consciente da água com as famílias dos alunos. Além disso, as equipes escolares trabalharam com as turmas painéis e exposição de trabalhos, e foi criado um painel interativo com perguntas a respeito do tema.

Nesta sexta-feira (23), os alunos dos grupos 5 e 6 também fizeram panfletagem com os pais e responsáveis conscientizando sobre a importância da água. Também houve contação de histórias, apresentação musical "A Grande História da Água" e atividades interativas desenvolvidas pela equipe da Fazendinha em sala de aula.

"Por um mundo mais bacana"

O projeto institucional de 2018 foi baseado no livro da autora Lúcia Reis de mesmo nome. "Pretendemos desenvolver no calendário escolar, durante todo o ano, ações que levem crianças, famílias e profissionais do Cmei a refletir sobre a valorização da vida e da cultura da paz. Para tanto, definimos quatro eixos temáticos, inseridos no currículo escolar para o trabalho pedagógico: Água, Paz, Diversidade e Infância, que serão abordados com ações, atividades e projetos discriminados no calendário de eventos", explicou a diretora da unidade, Terezinha Pinheiro de Souza.

Um dos parceiros da proposta de trabalho, a equipe de Educação Ambiental da Fazendinha vem desenvolvendo ações na escola desde o início do março, como apresentação da proposta Praia Limpa/Cidade Limpa para os professores, equipe pedagógica e turmas dos grupos 4, 5 e 6 de forma lúdica e vivenciada, pesquisa com as famílias sobre consumo sustentável e atividades como contação de história e jogos interativos.

Fabrícia Kirmse/Seme
Crianças realizam atividades sobre a importância da água em sala de aula no Cmei Rubens Vervloet
Semana da Água também contou com a exposição de trabalhos e painéis
Fabrícia Kirmse/Seme
Crianças realizam atividades sobre a importância da água em sala de aula no Cmei Rubens Vervloet
Alunos participaram de atividades educativas com a equipe de Educação Ambiental do Parque da Fazendinha

Voltar ao topo da página