Prefeitura Municipal de Vitória

Atalhos de teclado:

Notícias

Sem fila: Cras de Itararé conta com agendamento on-line para serviços da unidade

Publicada em 05/06/2018, às 13h12 | Atualizada em 05/06/2018, às 13h12

Por Edlamara Conti (econti@vitoria.es.gov.br) | Com edição de Deyvison Longui


Imagem divulgação

Agendamento online no Cras

Vitória é a primeira cidade do Brasil a disponibilizar a marcação on-line para os Cras. (Ampliar imagem)

André Sobral

Agendamento Online - CRAS - Itararé

"O agendamento on-line é um exterminador de filas. Vai agilizar o atendimento dos Cras também", apontou prefeito de Vitória, Luciano Rezende. (Ampliar imagem)

O agendamento de serviços por meio da internet e do aplicativo Vitória Online já está disponível, desde a zero hora desta terça-feira (5), no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) de Itararé. A ferramenta vai atender quase 7 mil famílias do território, que inclui os bairros da Penha e São Benedito.

"O agendamento on-line é um exterminador de filas. Acabou com as filas para matrículas nas escolas municipais; com a espera por consultas nas unidades de saúde; e vai agilizar o atendimento dos Cras também. Vamos atender melhor, com menos recursos e mais inteligência, quem mais precisa", disse o prefeito de Vitória, Luciano Rezende.

Pioneirismo

Vitória é a primeira cidade do Brasil a disponibilizar a marcação on-line para os Cras. Em abril, a ferramenta foi implantada nos espaços de Jucutuquara e Continental e a expectativa é ampliar o serviço para todas as unidades da cidade até o final do ano. A marcação presencial continuará sendo realizada para quem preferir o atendimento tradicional.

"Precisamos divulgar essa ferramenta, para que mais pessoas tenham esse acesso facilitado", disse a secretária municipal de Assistência Social, Iohana Kroehling. Ela aproveitou para anunciar que, na próxima terça-feira (12), o serviço será implantado no Cras São Pedro II.

Além de fazer o agendamento para diferentes serviços, o programa também possibilita o cancelamento da agenda, em caso de impossibilidade de comparecimento, e automaticamente libera o horário para que outra pessoa possa aproveitá-lo. O sistema possui, ainda, o histórico de agendamentos de cada usuário.

Comemoração no Cras

No lançamento do agendamento on-line, o Cras Edelson Alves Baptista ficou lotado. Além de lideranças comunitárias, vereadores e das equipes da Secretaria Municipal de Assistência Social, usuários do equipamento compareceram para conhecer o sistema.

"O atendimento aqui é bom, as equipe são ótimas. A única coisa que não estava funcionando bem era a marcação, que obrigava o povo a vir de madrugada, no frio, na chuva, para a fila", contou Carmem Lúcia Machado Baptista, esposa do líder comunitário que dá nome ao espaço.

O fim das filas foi comemorado pela coordenadora do equipamento, Talita Laurindo Tinini. "Vamos dar mais dignidade no acesso ao serviço. E o tempo que as equipes perdiam ajudando a organizar as filas será aproveitado nos atendimentos ou outros serviços que beneficiam os usuários", disse.

A ferramenta foi desenvolvida por dois colaboradores da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas): Fernando Damazio Felix da Cruz e Anderson Tadeu Sgrancio.

Como fazer

Para fazer o agendamento pelo site da Prefeitura, é preciso acessar o Portal de Serviços > Cidadão > Agendamento on-line dos Cras. Já pelo aplicativo Vitória Online, o caminho é: Serviços > Agendamento Online > Outros Agendamentos.

Nas duas plataformas, basta inserir o CPF e a data de nascimento. Ao completar as etapas indicadas, o agendamento é feito com o nome da pessoa solicitante e pode ser impresso.

O programa oferece três opções de serviços: CadÚnico (inscrição, atualização ou revisão); Benefício de Prestação Continuada - BPC (solicitação e revisão); e Atendimento Coletivo, realizado pela equipe técnica para identificação das demandas e encaminhamentos.

A família que nunca foi atendida no Cras ou que não é atendida há mais de um ano precisa comparecer ao Cras de seu território e apresentar CPF, Carteira de Identidade; e comprovante de residência atual. A partir daí, passa a ter acesso ao agendamento on-line.

Cras

Os Centros de Referência de Assistência Social (Cras) são equipamentos previstos na Política de Assistência Social e são responsáveis pela organização e oferta de serviços da Proteção Social Básica do Sistema Único de Assistência Social (Suas).

Os serviços destinam-se, em especial, à população que vive em situação de vulnerabilidade e risco social, decorrente de vínculos fragilizados, pobreza, privação por ausência de renda, precário ou nulo acesso aos serviços públicos, dentre outros.


Para dúvidas ou informações sobre os serviços da Prefeitura, ligue 156 ou use o serviço on-line.


Voltar para o topo

Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 (Atendimento ao público de 12h às 19h)
Voltar ao topo do site