Prefeitura Municipal de Vitória

Atalhos de teclado:

Notícias

Secretaria de Obras e Habitação visita planta de energia fotovoltaica

Publicada em 08/07/2017, às 13h15 | Atualizada em 08/07/2017, às 13h48

Por Andrea Oliveira (anaoliveira@vitoria.es.gov.br) | Com edição de Rejane Gandini Fialho


Divulgação Semohab

Semohab

Os técnicos da Prefeitura de Vitória visitam modelo de geração de energia fotovoltaica.

Semohab

A equipe responsável pela implantação do sistema explica como a luz solar é convertida em eletricidade.

A equipe da Subsecretaria de Estudos e Projetos da Secretaria de Obras e Habitação realizou na última sexta-feira (07) uma visita à instituição de ensino Fucape – Escola de Negócios para conhecer um pouco mais sobre a implantação do sistema de captação de energia elétrica fotovoltaica.

O estudo e a visita contaram com a presença de servidores da Secretaria de Obras e Habitação (Semohab), Secretaria de Gestão Estratégica (Seges), Secretaria de Meio Ambiente (Semmam), Secretaria de Educação (Seme), além de colaboradores da Fucape e da empresa responsável pela instalação e manutenção do equipamento.

Rosane Ferreira, gerente do setor administrativo e financeiro da instituição de ensino, disse que a utilização da tecnologia fotovoltaica vai ao encontro da filosofia da empresa em ser sustentável. “Nosso retorno não é apenas financeiro, apesar de termos uma redução de, aproximadamente, 60% na conta de energia. Queremos ser totalmente sustentáveis e olhamos sempre para o meio ambiente. Fico muito feliz em saber que a Prefeitura de Vitória está buscando informações sobre o funcionamento da geração de energia fotovoltaica”, completou.

A utilização da captação de energia fotovoltaica é muito recente em nosso estado e é melhor aproveitada em estações mais quentes, como verão e primavera. Quanto maior for a radiação solar, maior será a quantidade de eletricidade produzida e, por isso, com o sol mais forte, as placas têm mais eficiência na captação e na transformação da luz solar em energia.

A equipe técnica de arquitetos e engenheiros da Secretaria de Obras e Habitação aprovou a visita. “Esta iniciativa é muito importante para qualificar e ampliar nosso conhecimento. Ver na prática como funciona a captação de energia fotovoltaica nos possibilita estudar ainda mais para adaptar os projetos desenvolvidos na Secretaria”, disse Andressa Morelato, arquiteta da Semohab.

O Secretário de Obras e Habitação, Sérgio Sá, explica que é importante estudar a utilização da energia fotovoltaica para implantá-la nas duas áreas de atuação da Secretaria: “Queremos aplicar nos projetos de Habitação de interesse social, com a finalidade de reduzir o custo de energia para as famílias beneficiadas, além de utilizar nos equipamentos das áreas da Educação e da Saúde o que garante uma redução dos gastos do município. Esta é uma alternativa ecologicamente positiva e sustentável”, concluiu.

A Subsecretária de Estudos e Projetos da Secretaria de Obras e Habitação, Moema Calazans, organizou a visita e afirma que a vontade de conhecer o projeto existe desde a instalação do equipamento, em setembro do ano passado. “Estamos vivendo um novo momento dentro da Prefeitura de Vitória. Queremos pensar em melhores práticas de sustentabilidade, conscientização e proteção ao meio ambiente. Estas ações serão estudadas e analisadas e, quando possíveis, adaptadas e inseridas nos projetos desenvolvidos pela nossa equipe”, disse.


Para dúvidas ou informações sobre os serviços da Prefeitura, ligue 156 ou use o serviço on-line.


Voltar para o topo

Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 (Atendimento ao público de 12h às 19h)
Voltar ao topo do site