Notícias

Secretaria de Cultura lança edital do Viradão Vitória 2018

Publicada em 03/05/2018, às 18h39

Por Leo Vais, com edição de Melissa Künsch


Carlos Antolini
Viradão Cultural Performance
Agentes culturais e artistas podem se inscrever em 22 categorias contempladas pelo Edital da Secretaria Municipal de Cultura

Foi dada a largada para 3ª Edição do Viradão Vitória. A Secretaria Municipal de Cultura (Semc) lançou nesta quinta-feira (3), o Edital de Seleção de Proposta de Atividade Artística e Cultural para Composição da Programação do Viradão Vitória, Ano 2018.

O Edital será regido pela Lei Municipal nº 5.155/2000, que criou o FunCultura, e o Decreto Municipal nº 10.703/2000, que o regulamentou. O objetivo é selecionar e premiar as atividades artísticas e culturais que irão compor a programação, além de tornar mais transparente e democratizar a participação dos artistas locais no evento.

“A arte é, por princípio, democrática. O que cabe ao poder público é manter essa ideia sempre acesa, difundi-la e executá-la – daí os editais, que estendem essa ideia à participação dos atores culturais e dos artistas. A Virada Cultural, que acontecerá nos dia 7 e 8 de setembro, será fundamentada nessa ideia democrática, nesse paradigma que é, na verdade, a forma mais respeitosa tanto à arte quanto a quem a produz”, disse o secretário municipal de Cultura, Francisco Grijó.

Inscrições

As inscrições acontecem durante 45 dias a partir desta sexta-feira (4), de segunda a sexta, em dias úteis, das 12 às 18 horas, no Protocolo Geral da Prefeitura de Vitória, localizada na avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927 – Bento Ferreira – CEP. 29.050-945, visando à abertura de processo administrativo.

Serão aceitas inscrições de proponentes residentes no município de Vitória, que atendam às normas, condições e especificações previstas no presente edital. Outras informações podem ser obtidas no telefone (27) 3132-2068.

Categorias

Em 2018, o edital contempla 22 categorias. Podem se inscrever agentes culturais e artistas de acordo com as categorias relacionadas:
Categoria 1 – Banda de Congo;
Categoria 2 – Circo;
Categoria 3 – Dança;
Categoria 4 – Dança Afro;
Categoria 5 – Performance;
Categoria 6 – Teatro;
Categoria 7 – Teatro Infantil;
Categoria 8 – DJ;
Categoria 9 – Banda, conjunto ou grupo de música Pop, Pop-rock, Reggae, Samba-rock e/ou MPB;
Categoria 10 – Banda, conjunto ou grupo de música instrumental (Jazz, Blues e Experimental);
Categoria 11 – Banda, conjunto ou grupo de Samba;
Categoria 12 – Banda de Seresta;
Categoria 13 – Banda, conjunto ou grupo de novos talentos musicais;
Categoria 14 – Banda, conjunto ou grupo de música infantil;
Categoria 15 – Solo ou dupla de música Pop, Pop rock, Reggae, Samba-rock e/ou MPB;
Categoria 16 – Solo ou Dupla de Rap e/ou Hip-Hop;
Categoria 17 – Solo Instrumental de música Jazz, Blues, Experimental;
Categoria 18 – Solo, dupla, trio ou quarteto de música Erudita/Clássica;
Categoria 19 – Poesia;
Categoria 20 – Sarau Poético;
Categoria 21 – Mapeamento de Vídeo (Vídeo Mapping);
Categoria 22 – Pintura Artística.

Elizabeth Nader
Show de Ceu abre o Viradão Cultural na Casa Lab
A terceira edição do Viradão Cultural vai acontecer em Vitória nos dias 7 e 8 de setembro

Virada Cultural

Com a proposta de democratizar a cultura, usando espaços não tradicionais para promover a produção artística local, a Semc apresentou o Viradão Vitória, que levou uma série de atrações artísticas potencializando o corredor cultural do Centro Histórico.

Em duas edições, foram 48 horas de cultura, em que o teatro, a dança, a música, o cinema e ações de intervenção artístico-urbana, entre outras linguagens, tomaram conta das ruas e edificações da capital. Em cada uma delas, um público estimado em mais de 30 mil pessoas esteve presente.


Voltar ao topo da página