Prefeitura Municipal de Vitória

Atalhos de teclado:

Notícias

Saúde realiza ações de prevenção e educação em diabetes a partir deste sábado

Publicada em 10/11/2017, às 15h43 | Atualizada em 13/11/2017, às 16h48

Por Milene Miguel (mjmiguel@vitoria.es.gov.br) | Com edição de Matheus Thebaldi


André Sobral

Dia Mundial da Diabetes

Unidades de saúde prepararam atividades e atendimentos no combate ao diabetes

Dia Mundial da Diabetes

Profissionais de saúde vão realizar exames com glicosímetro

O Dia Mundial do Diabetes é celebrado na próxima terça-feira (14). Para conscientizar a população sobre a importância da prevenção, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) preparou uma série de ações durante todo o mês nas unidades de saúde (US).

As atividades terão início neste sábado (11), na US São Cristóvão, das 7 às 13 horas, e na US Ilha das Caieiras, das 8 às 17 horas. Haverá consultas médicas e de enfermagem com descarregamento de glicosímetro, teste rápido de HIV, VDRL, dispensação de medicamentos e avaliação dos pés.

Além disso, serão ofertadas consultas odontológicas, avaliação de câncer de boca e aferição de glicemia e pressão arterial. Também haverá palestras para gestantes, corte de cabelo, maquiagem, entre outras ações.

"A Semus, durante todo o ano, realiza ações de promoção da saúde e de prevenção a diabetes e hipertensão. Nós acolhemos, acompanhamos e oferecemos o tratamento, a fim de possibilitar a atenção qualificada, a motivação para o autocuidado e a adoção de comportamentos saudáveis à população portadora dessas condições crônicas", afirmou a secretária municipal de Saúde, Cátia Lisboa.

Atendimentos

Vitória conta com 12.525 pacientes diabéticos. De 1º de janeiro até o dia 31 de outubro deste ano, foram atendidos 11.824 pacientes na rede municipal de saúde, contra 10.204 no mesmo período do ano passado. 

Campanha

A campanha é uma ação fomentada pela Federação Internacional de Diabetes (IDF) e pela Organização Mundial da Saúde (OMS), com o apoio da Organização das Nações Unidas (ONU), que reconhece o diabetes como uma doença crônica e de alto custo mundial.

Serviços

A Semus trabalha para a promoção da saúde, a prevenção das complicações decorrentes de hipertensão e diabetes, bem como tratamento dessas doenças, a fim de qualificar a atenção à saúde para o enfrentamento desses agravos. Os serviços ofertados pela Semus são:

  • atendimento e acompanhamento multiprofissional em todas as unidades de saúde para todas as necessidades básicas, com encaminhamento para especialistas no Centro Municipal de Especialidades (CME) ou outros serviços, de acordo com cada caso;
  • disponibilização de materiais necessários ao controle do nível de glicose no sangue, como glicosímetros e lancetas. A entrega dos materiais é feita para pessoas que usam insulina que estejam cadastradas e acompanhadas pelas equipes de saúde na unidade mais próxima de sua residência;
  • fornecimento de medicamentos para tratamento de hipertensão arterial e diabetes nas farmácias das unidades de saúde, mediante apresentação de prescrição médica;
  • realização de exames laboratoriais e outros para fins de diagnóstico, monitoramento das condições de saúde, classificação de risco e prevenção de complicações relacionadas à hipertensão e diabetes;
  • atendimento a situações de urgência com suporte para os devidos encaminhamentos;
  • cadastro e acompanhamento através de um sistema informatizado com registro de situações de saúde, informações clínicas e detecção de situações de risco associadas a cada caso;
  • atividades de educação em saúde com orientações individuais e em grupo, por meio de conversas, palestras e grupos de usuários nas unidades de saúde, além de parcerias para ações programadas com escolas, empresas e outros.
Diabetes

Apesar de ser uma doença crônica, o diabetes pode ser controlado. Ele acontece porque o pâncreas não é capaz de produzir o hormônio insulina em quantidade suficiente para suprir as necessidades do organismo ou porque esse hormônio não é capaz de agir de maneira adequada (resistência à insulina).

A insulina promove a redução da glicemia ao permitir que o açúcar que está presente no sangue possa penetrar dentro das células, para ser utilizado como fonte de energia. Portanto, se houver falta desse hormônio, ou mesmo se ele não agir corretamente, haverá aumento de glicose no sangue e, consequentemente, o diabetes.


Para dúvidas ou informações sobre os serviços da Prefeitura, ligue 156 ou use o serviço on-line.


Voltar para o topo

Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 (Atendimento ao público de 12h às 19h)
Voltar ao topo do site