Notícias

Saúde faz prestação de contas do terceiro quadrimestre e consolidado de 2017

Publicada em 23/03/2018, às 14h09

Por Milene Miguel, com edição de Matheus Thebaldi


André Sobral
Prestação de Contas Saúde
Plenário da Câmara Municipal recebeu audiência pública de prestação de contas da Semus referente a terceiro quadrimestre e acumulado do ano de 2017

A fim de garantir a transparência das ações e o trabalho de gestão compartilhada, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) apresentou, na manhã desta sexta-feira (23), em audiência pública no plenário da Câmara Municipal, a prestação de contas do terceiro quadrimestre e acumulado do ano de 2017.

A secretária municipal de Saúde, Cátia Lisboa, detalhou a estrutura física de atendimento da Semus disponível para a população e a oferta dos serviços. Na ocasião, foram ressaltados os recursos aplicados e suas fontes, as auditorias realizadas, os projetos e metas a serem alcançadas, além das ações de capacitação dos profissionais de saúde.

De janeiro a dezembro do ano passado, a Semus aplicou 18,48% dos recursos orçamentários em ações e serviços de saúde, representando um gasto de R$ 190.698.735,01, ultrapassando, portanto, o que preconiza a lei complementar nº 141/2012, de, no mínimo, 15%. Por habitante, foram investidos R$ 702,52.

Destaques

André Sobral
Prestação de Contas Saúde
Secretária Cátia Lisboa apresentou os recursos aplicados na rede municipal de saúde e as ações para melhorar o atendimento à população

Ela destacou a implantação do agendamento online de consultas médicas e do Confirma Vitória em todas as 29 unidades de saúde. "São ferramentas que têm como missão eliminar as filas de espera, organizar e otimizar o agendamento. Com esses dois programas, está sendo possível oferecer um atendimento mais humano".

Outro destaque importante foi a assinatura do termo de cooperação técnica com a Associação Capixaba contra o Câncer Infantil (Acacci), que teve como objetivo implantar metodologia de rastreio precoce para os sintomas do câncer infantil.

"Estamos sensíveis às particularidades desse segmento populacional que necessita de um olhar mais diferenciado. Os compromissos assumidos ao longo de 2017 com Unicef, Abrinq e, agora, com a Acacci refletem os nossos esforços para tornar Vitória uma cidade mais justa e mais feliz", concluiu a secretária.

Bem-estar animal

No terceiro quadrimestre, foram realizadas quatro feiras de adoção de cães e gatos, através das quais 35 animais ganharam um novo lar. Em 2017, foram adotados 100 animais.

Qualificação profissional

A Escola Técnica e Formação Profissional de Saúde (Etsus), seguindo a política de qualificação e valorização dos profissionais da saúde, realizou 32 ações educativas no quadrimestre. Em 2017, foram certificados 1.905 servidores.

Programa Saúde na Escola

Em dezembro, as secretarias municipais de Saúde (Semus) e de Educação (Seme) assinaram o termo de compromisso municipal do Programa Saúde na Escola (PSE). O objetivo da parceria é somar esforços na promoção e atenção à saúde, bem como prevenir doenças e danos à saúde dos estudantes da rede básica de ensino público de Vitória.

No ano de 2017, 89 equipes de saúde estiveram envolvidas nas ações do programa e 43.061 crianças foram atendidas em 96 unidades.

Rede de saúde

A rede municipal de saúde é organizada a partir da atenção básica, com a oferta de 29 Unidades Básicas de Saúde, trabalhando para atender, no mínimo, 80% das demandas da população. Para urgências e emergências, o município disponibiliza dois Pronto-Atendimentos: um na Praia do Suá e um em São Pedro.

Além disso, possui:

  • quatro Centros de Atenção Psicossocial (Caps), para suporte a pacientes com transtorno mental ou por uso de álcool e drogas;
  • um Centro de Referência em Infecções Sexualmente Transmissíveis e Aids;
  • dois Centros de Especialidades Médicas e Odontológicas, ampliando a oferta de consultas especializadas aos moradores de Vitória, uma vez que exames e consultas de média e alta complexidade são responsabilidade do Estado e Governo Federal);
  • um Centro de Atenção ao Idoso, que dá maior suporte para atenção primária naqueles casos de idosos com comprometimento significativo da capacidade funcional.

Voltar ao topo da página