Notícias

Saúde faz ações de orientação para diagnóstico precoce de tuberculose

Publicada em 23/03/2018, às 15h05 | Atualizada em 23/03/2018, às 16h26

Por Milene Miguel, com edição de Matheus Thebaldi


Imagem divulgação
Pessoa tossindo é sinal de tuberculose
Tosse por mais de três semanas é sintoma de tuberculose: pacientes devem procurar a unidade mais próxima para diagnóstico e tratamento

Neste sábado (24) é celebrado o Dia Mundial de Combate à Tuberculose, uma doença infectocontagiosa que afeta milhões de pessoas em todo o mundo, causando a morte de 1,5 milhão de indivíduos anualmente, superando a Aids e a malária juntas.

Para dar visibilidade às ações de controle da doença em Vitória, especialmente para a detecção precoce e o tratamento oportuno, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) preparou uma extensa programação.

As atividades têm como meta sensibilizar a população sobre a doença, divulgar os seus sintomas, identificar os sintomáticos respiratórios, oportunizar o diagnóstico precoce e, ainda, orientar sobre a importância do tratamento.

Para a referencia técnica de tuberculose e hanseníase da Semus, Flávia Bruna dos Santos, apesar de ser uma doença grave e que pode levar à morte, o tratamento adequado garante a cura do paciente. "Ao surgirem sintomas como tosse por mais de três semanas, a recomendação é que a pessoa procure a unidade de saúde mais próxima. O diagnóstico e o tratamento são oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS)", orientou.

Ações

Unidade de Saúde Centro

A US realiza a semana de prevenção e orientação da tuberculose, com palestras, vídeos, abordagens e outras atividades.

Unidade de Saúde de Maria Ortiz

Esta semana, a US apresentou vídeos alusivos ao tema e também realizou rodas de conversa. A unidade irá realizar, durante o mês, abordagem individual e coletiva na sala de espera, com oferta de consulta do enfermeiro para teste rápido de sífilis, HIV e BAAR, além de RX do tórax.

Neste sábado (24), as referências técnicas de tuberculose e a equipe do Programa de TB da UBS Maruípe farão orientações educativas, com distribuição de fôlderes, em quatro locais: praça da Igreja Católica de Maruípe, feiras livres de Jardim da Penha e Ilha das Caieiras e Mercado da Vila Rubim, das 8 às 12 horas.

Unidade de Saúde de Santa Luiza

Até o dia 31, a US disponibiliza no mural principal informações sobre a tuberculose. Também haverá distribuição de fôlderes educativos pelas agentes comunitários de saúde nas visitas.

Unidade de Saúde de Andorinhas

Neste sábado (24), haverá ação da equipe do Consultório na Rua de Andorinhas junto ao Programa de TB da UBS Maruípe para abordagem a pessoas em situação de rua.

Tema

Este ano, o Dia Mundial de Combate à Tuberculose tem como tema "Procura-se: Líderes para um mundo sem Tuberculose", que estimula governantes, gestores e população em geral para tentar acabar com a doença. 

"O Programa Nacional de Controle da Tuberculose do Ministério da Saúde também está trabalhando na produção de uma campanha alusiva ao Dia Mundial da Tuberculose com objetivo de informar à população que a tuberculose ainda existe, pode acometer qualquer pessoa e tem cura", ressaltou Flávia.


Voltar ao topo da página