Notícias

Saúde: farmacêuticos são orientados sobre uso consciente de antibióticos

Publicada em 14/11/2018, às 14h24

Por Alexandre Lemos, com edição de Matheus Thebaldi


André Sobral
Campanha contra uso abusivo de antibióticos
Palestra marcou a Semana Mundial de Uso Consciente de Antibióticos

"O uso responsável de antibióticos vai reduzir a ameaça de resistência aos antibióticos. Saibam que o enfrentamento a esse problema requer a participação de toda a sociedade". Com essas afirmações, a farmacêutica Luciana Kismit dos Santos, da Vigilância Sanitária de Vitória, desenvolveu sua reflexão na palestra que marcou a Semana Mundial de Uso Consciente de Antibióticos na Prefeitura de Vitória, nesta quarta-feira (14). O tema deste ano é "Resistência aos antimicrobianos: um desafio global".

O público era formado por farmacêuticos do setor privado. O evento também tem como um dos principais objetivos chamar a atenção para o problema da resistência aos antibióticos, que é quando bactérias se tornam resistentes aos medicamentos disponíveis.

A gerente da Vigilância Sanitária de Vitória, Flávia Riegert, destacou a importância da ação. "Queremos aumentar a conscientização sobre a importância do uso responsável de antibióticos para três públicos: profissionais da saúde, prescritores de remédios e população", disse.

Antibióticos

Os antibióticos são medicamentos utilizados para eliminar as bactérias e tratar doenças bacterianas. A partir do uso inadequado deles tanto na saúde humana quanto na dos animais, a resistência das bactérias tem aumentado cada vez mais, tendo alta capacidade de disseminação.

Dessa forma, a resistência aos antimicrobianos é considerada uma das maiores preocupações globais em saúde pública.

Vigilância Sanitária

A Vigilância Sanitária de Vitória está presente na fiscalização de diversos serviços prestados, garantindo a higiene e evitando riscos à saúde humana.

Além da simples fiscalização, os agentes orientam fornecedores e consumidores, tirando dúvidas sobre limpeza e armazenamento dos itens utilizados.

Denúncias e reclamações podem ser encaminhadas ao Fala Vitória 156.


Voltar ao topo da página