Notícias

SASVV recebe treinamento de Teste Rápido em Infecções Sexualmente Transmissíveis

Publicada em 10/07/2017, às 15h21

Por Milene Miguel, com edição de Rejane Gandini Fialho


Foto Divulgação
Treinamento realizado no SASVV
Os testes rápidos estão disponíveis para Hepatites B e C, Sífilis e HIV .

Na ultima sexta-feira (7), a equipe do Serviço de Atenção às Pessoas em Situação de Violência de Vitória (SASVV) participou do treinamento de Teste Rápido, oferecido pela equipe do Centro de Referência em Infecções Sexualmente Transmissíveis (Ists).

O treinamento contou com quatro horas de duração e teve como objetivo aprimorar e qualificar o atendimento do SASVV em atenção às vitimas de violência. Os testes rápidos são disponíveis para Hepatites B e C, Sífilis e HIV e agora poderão ser realizados no local de atendimento, gratuitamente e com total sigilo do resultado.

“Os testes são muito específicos e seguros, os resultados ficam prontos em aproximadamente 20 minutos”, afirma a ginecologista do Centro de Referência (CR) em IST/AIDS, Bettina Moulin Coelho Lima.

O novo método permitirá à equipe adotar as medidas necessárias e tomar a conduta mais adequada de forma mais rápida, conforme indica o Ministério da Saúde. Para incidentes ocorridos, o ideal é procurar o atendimento o mais rápido possível, com preferência para as duas horas iniciais ou no máximo até 72 horas para prevenção de gravidez ou doenças, inclusive a infecção pelo HIV.

“O método é muito eficaz, porém, vale ressaltar que é rápida a execução e resultado do teste. O período de janela imunológica, ou seja, entre a pessoa contrair por exemplo o vírus HIV até o resultado dar positivo continua, em média, 30 dias neste tipo de teste.

Para a Diretora do SASVV, Clicia Dora Rocha da Silva, o Teste Rápido vai trazer conforto maior para o paciente: “agora as vítimas terão maior privacidade, sem sofrimento psicológico e sem revitimização”, diz.

Julho Amarelo

“Essa é uma das nossas ações de ampliação das testagens referentes ao Julho Amarelo - mas alusivo às Hepatites Virais”, afirma o diretor do CR, Lauer Marinho Sardenberg.

O mês de julho será marcado por ações voltadas à prevenção de diversos casos de hepatites. No decorrer dos 31 dias do chamado “Julho Amarelo”, serão intensificadas orientações e palestras para levar informações à população sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce destas infecções.

Nos próximos dias 20 e 21 de julho, às 16h, a equipe do CR IST vai ministrar palestra com o tema “Filhos, falem de sexo com seus Pais”, no Stand da Saúde durante a IV Semana Municipal da Juventude, que será realizada no Centro de Referência de Juventude. O evento é aberto ao público de todas as idades.


Voltar ao topo da página