Notícias

Sai o resultado da eleição de diretores da rede municipal de ensino de Vitória

Publicada em 06/11/2017, às 16h45 | Atualizada em 06/11/2017, às 18h38

Por Fabrícia Kirmse, com edição de Matheus Thebaldi


Divulgação/Secretaria de Educação
Alunos de Emef votam na eleição de diretores da rede municipal de ensino
Eleição dos diretores das unidades da rede municipal de ensino aconteceu no dia 18 de outubro

Foi publicada no Diário Oficial desta segunda-feira (6) a lista dos novos diretores eleitos em 100 unidades da rede municipal de ensino. As eleições para o triênio 2018-2021 aconteceram no dia 18 de outubro e levaram mais de 45 mil votantes às urnas nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs) e nos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis).

Os novos diretores serão diplomados pelo prefeito de Vitória, Luciano Rezende, em dezembro e assumem o cargo a partir de 5 de janeiro de 2018. "O processo eleitoral é uma atividade democrática muito importante e ocorreu de forma muito organizada na nossa rede, reforçando o propósito de gestão compartilhada aplicado no município de Vitória", destacou a subsecretária de Gestão Escolar da Secretaria Municipal de Educação (Seme), Maria do Carmo Starling de Oliveira.

Ela ressaltou que o diretor de escola é agente fundamental no desenvolvimento das ações da política educacional de Vitória e realiza sua gestão juntamente com a comunidade escolar, por meio do Conselho de Escola e com apoio amplo da Seme. "A atual gestão da cidade tem forte compromisso com a formação de seus diretores escolares", pontuou Maria do Carmo.

Eleições

Estavam na disputa pelo cargo de diretor 159 candidatos em 100 escolas, incluindo Emefs e Cmeis. A secretária de Educação de Vitória, Adriana Sperandio, falou sobre a importância da participação da comunidade escolar nesse processo eleitoral. "A liderança, o bom funcionamento da escola e todas as ações escolares passam por esse profissional. E é a comunidade quem escolhe o diretor pelo voto direto, o que deixa claro que a unidade estará a serviço da população".

Votação

O pleito aconteceu com o apoio do Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES), que disponibilizou as urnas eletrônicas utilizadas no processo.


Voltar ao topo da página