Notícias

Rosa dos Ventos da Praça do Papa será reformada

Publicada em 14/03/2019, às 14h37

Por Danielly Campos, com edição de Melissa Künsch


Samira Gasparini
Praça do Papa
Vista da Praça do Papa: o piso de granito da Rosa dos Ventos será trocado. Licitação já foi aberta pela Secretaria de Desenvolvimento da Cidade

Um dos atrativos da Praça do Papa, na Enseadado Suá, a Rosa do Ventos, que coincide com a posição geográfica da ilha como norte de navegação e traz uma expressiva esfera de inox ao centro, será reformada e ficará ainda mais bonita.

Os arquitetos urbanistas da Secretaria de Desenvolvimento da Cidade (Sedec) elaboraram o projeto, que está em fase de licitação. A reforma contempla a troca do piso em granito. A esfera de inox não precisará ser removida para o reparo.

“Esse é um espaço importante para a cidade, sempre lembrado em cartões postais e nas fotos dos turistas. Vamos recuperar com cuidado esse monumento urbano para que possa ser apreciado por todos”, afirmou o secretário de Desenvolvimento da Cidade, Márcio Passos.

Significado

A Rosa dos Ventos foi criada no século XIV para ilustrar mapas cartográficos e era um instrumento para a navegação, auxiliando na localização geográfica. É formada pelos pontos cardeais e seus intermediários.

Ela tem esse nome pela semelhança com a flor: os pontos cardeais presentes nas bússolas lembram as pétalas. Atualmente, a figura da Rosa dos Ventos simboliza boa sorte ou o desejo de alcançar novas direções.


Voltar ao topo da página