Notícias

Roda de conversa debate relação entre o corpo e a cidade no Mucane

Publicada em 16/05/2017, às 12h50

Por SEGOV/SUB-COM (secomeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de SEGOV/SUB-COM


Divulgação Semc
Museu do Negro
Rebeca Ribeiro vai falar das leituras e formas equivocadas de narrativas dos corpos negros periféricos durante roda de conversa no Mucane

Dentro da programação da 15ª Semana dos Museus, acontece nesta quarta-feira (17), a partir das 14 horas, no Museu Capixaba do Negro "Veronica da Pas" (Mucane), a roda de conversa "Corpo, linguagem e periferia: um diálogo sobre o corpo negro na cidade", da graduanda em Artes Plásticas pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) Rebeca Ribeiro.

O bate-papo é um dos desdobramentos da pesquisa da artista, intitulada "Corpo, Linguagem e Periferia: a performance como reconhecimento de si, do outro e do lugar onde se habita", que se propõe a discutir a performance como fio condutor para o desdobramento de práticas e vivências que geram reconhecimento de si, do outro e do espaço onde se habita, a partir da periferia.

"A ideia do trabalho é investigar e experimentar na performance a relação corpo e cidade e como esse corpo participa do lugar em que ele habita. Há muitas leituras e formas equivocadas de narrativas dos corpos negros periféricos, leituras que interferem no modo como esses corpos serão apresentados na sociedade e a relação da cidade desse corpo".

A mesa contará com a participação de três pesquisadores que tratam das relações sobre o corpo e a cidade e as formas diferentes de ver o lugar.

Debatedores
  • Gustavo Marchetti: graduado em Educação Física e mestrando pela Ufes, espaço em que desenvolve a pesquisa “Corpo, consumo e identidades políticas: A força das Pretas".
  • Geovanni Lima: artista, performer e graduando em Artes Visuais pela Ufes. Seu trabalho de pesquisa fala sobre corpo social e de como esse corpo negro se comporta em sociedade e nos espaços ditos urbanos.
  • Gisele Soares: estudante de Ciências Sociais da Ufes. Sua pesquisa fala sobre juventude negra e cidade-periferia, trazendo a ressignificação do lugar e do corpo negro na cidade a partir da subjetividade e das vivências desse jovem que tem voz, através de suas ações que revelam o seu lugar e a sua história de vida.

Programação

A programação da 15ª Semana dos Museus, no Mucane, começa nesta terça-feira (16), a partir das 14 horas, com a apresentação do músico Léo de Paula. Logo depois, acontece a apresentação das primeiras impressões da "Cápsula", projeto de formação em arte contemporânea produzido por Clara Sampaio e Gabriel Menotti, e a palestra "A Busca de Si no Outro: O Retratista", de Nicolas Soares.

Quarta (17), das 14 às 18 horas

Mesa-redonda "Corpo, linguagem e periferia: Um diálogo sobre o corpo negro na cidade", coordenada por Rebeca dos Santos Ribeiro, graduanda em Artes Plásticas - UFES

Quinta (18), das 15 às 18 horas

Ação educativa "QuilombArte: um espaço de vivência e reflexão sobre o racismo com resgate da identidade", atendendo jovens através das diversas linguagens artísticas, em parceria com o Núcleo Afro Odomodê.

Sexta (19), das 17 às 20 horas

Ensaio aberto da oficina de cavaquinho, juntamente com apresentação da Associação de Capoeira Ganga Zumba, liderada pelo Mestre Cabral.

Sábado (20), a partir das 9 horas

Oficina "Um Caminho de Toda Semana", com Lorenzo Cassaro

Serviço
15ª Semana dos Museus
Roda de Conversa Corpo, linguagem e periferia: um diálogo sobre o corpo negro na cidade
Quando: 17 de maio, quarta-feira, às 14 horas
Onde: Museu Capixaba do Negro “Veronica da Pas” (Mucane) - avenida República, 121, Centro
Entrada gratuita

Voltar ao topo da página