Notícias

Respeito à faixa é tema do primeiro evento da Semana Nacional de Trânsito

Publicada em 18/09/2017, às 16h05 | Atualizada em 18/09/2017, às 16h11

Por Vinícius Yungtay, com edição de Matheus Thebaldi


Guarda Municipal
Peça da Guarda na Semana Nacional do Trânsito
Agentes da Guarda aproveitam a peça para conscientizar as crianças sobre o respeito à faixa de pedestres

Uma apresentação teatral da peça "Minha Amiga Faixa", feita pelo Teatro de Bonecos da Guarda Civil Municipal, abriu a Semana Nacional de Trânsito em Vitória, nesta segunda-feira (18). O espetáculo ocorreu no Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Ernestina Pessoa, no Parque Moscoso.

A peça, que é a mais solicitada por instituições de ensino, fala sobre noções de trânsito e prevenção de acidentes para os pequenos, sempre com muita interação e em uma linguagem acessível.

Peças educativas

O Teatro de Bonecos da Guarda Municipal utiliza cerca de 30 fantoches para despertar o interesse das crianças em assuntos como educação para o trânsito, violência, drogas, meio ambiente, saúde e cidadania.

As apresentações acontecem em escolas, movimentos sociais e associações educativas. De forma lúdica e criativa, os roteiros e peças são montados pelos próprios agentes. Entre os mais populares, além da "Minha Amiga Faixa", estão "Água", "Dona Morte pede Carona", "Estatuto da Criança e do Adolescente", "Zoca e sua turma", "Dengue", "Cambaxirra" e "Desarme-se".

Programação

Durante toda a semana, serão diversas atividades de conscientização. Confira a programação completa da Prefeitura de Vitória para a Semana Nacional de Trânsito.

Terça (19)

Das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30, no auditório do Centro Integrado de Atendimento ao Cidadão (Ciac), acontecerá a mesa com o tema "A Diversidade e o Trânsito", que é uma ação do projeto Escola Segura. O evento tem como objetivo dialogar e refletir sobre as questões ambientais, de gênero, racismo, categorias geracionais e deficiência no programa "Trânsito da Vida".

Quarta (20)

Wilbert Suave Silva
Semana nacional do trânsito
Crianças se vestirão de anjos para alertar os motoristas sobre os cuidados no trânsito

Às 10 horas, agentes da Guarda e alunos do 2º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Custódia Dias, em Bairro de Lourdes, farão abordagens a condutores e pedestres para conscientizá-los sobre o uso da faixa de pedestre e a Zona de Velocidade Segura. A ação será chamada de "Anjos da Guarda".

Às 14 horas, os alunos do Cmei Álvaro Fernandes Lima, em Bela Vista, assistirão à peça da Guarda "Minha Amiga Faixa.

Às 17 horas, haverá abordagens a ciclistas e pedestres na calçada da avenida Beira-Mar.

Quinta (21)

Das 8h30 às 11h30, na Emef Maria Leonor Pereira da Silva, em Santa Lúcia, acontecerá uma apresentação do projeto "Transitolândia", no qual as crianças são orientadas sobre a travessia na faixa de pedestre, sobre o semáforo de veículos e pedestres e sobre o respeito às normas de trânsito a partir de uma brincadeira.

Às 21 horas, a Guarda, a Setran, a ONG Avalanche e a Polícia Militar farão esquetes com abordagens aos temas velocidade, álcool e direção para frequentadores de bares na "Laminha", em Jardim Camburi.

Sexta (22)

Das 13 às 17 horas, os alunos da Emef Elzira Vivácqua dos Santos, em Jardim Camburi, farão uma volta à ilha de Vitória, acompanhados da Guarda, para observar as relações no trânsito.

Às 20 horas, haverá esquetes e roda de conversa com abordagens ao tema circulação e condução segura para alunos do Ifes, em Jucutuquara, com a Guarda.

Sábado (23)

Das 8 às 12 horas, na feira livre de Jardim da Penha, haverá interação com as famílias com atividades educativas, esquetes e conversas sobre comportamento seguro no trânsito. Crianças contarão com jogos, atividades educativas e apresentação de equipamentos da Guarda na praça Regina Frigeri (do supermercado EPA), além do projeto "Transitolândia".

Às 15 horas, na avenida Nossa Senhora da Penha, em Santa Luiza (na altura do OK supermercado), haverá abordagens voltadas para a conscientização de pedestres e condutores para uso da faixa de trânsito.

Parceria

O evento é promovido pela Secretaria Municipal de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana (Setran), em parceria com as secretarias municipais de Educação (Seme), Segurança Urbana (Semsu) e Saúde (Semus).


Voltar ao topo da página