Notícias

Representantes de Sevilha conhecem projetos desenvolvidos em Vitória

Publicada em 03/05/2018, às 14h41

Por SEGOV/SUB-COM (secomeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Melissa Künsch


Leonardo Silveira
Representantes da cidade de Sevilha em visita à Vitória
Representantes da cidade de Sevilha conheceram equipamentos de mobilidade urbana como o Bike Vitória
Leonardo Silveira
Representantes da cidade de Sevilha em visita à Vitória
O sistema de videomonitoramento de Vitória foi elogiado pelos espanhóis

Representantes da comitiva de Sevilha, na Espanha, que estão em Vitória para intercâmbio entre as duas cidades visando compartilhar experiências e construir um plano de ação para que ambas possam dividir ações positivas de sustentabilidade, conheceram, na tarde desta quarta-feira (2), projeto e programas em andamento na capital capixaba.

O primeiro ponto de parada foi no Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Aécio Bispo dos Santos, no bairro Jaburu, que funciona em tempo integral.

A secretário municipal de Educação, Adriana Sperandio, apresentou a unidade, como é o sistema de ensino e explicou que toda a educação é gratuita, incluindo ingresso, distribuição de livros, uniformes e alimentação escolar, elaborada por nutricionistas e com produtos da agricultura familiar e orgânica.

“O grande desafio é aliar inovação tecnológica e sustentabilidade. Essas duas premissas essenciais para a educação precisam de participação de todo o sistema educacional”, apontou a secretária.

“Estou encantada com o serviço ofertado aqui, que inclui a participação da comunidade nos projetos de educação. O equipamento público é muito bom. Essa integração, união, não temos lá e, com certeza, poderá nos ajudar a criação de projetos futuros nesse sentido”, destacou a diretora-geral de Economia e Comércio do Programa Internacional de Cooperação Urbana da União Europeia, Esperanza Gomes.

A representante espanhola ainda destacou que Vitória é uma cidade belíssima, de destaque no Brasil. “A cidade me impressiona, com belezas e ótima organização”, enfatizou ao conhecer a ilha de um novo ângulo, do mirante do Jaburu.

Videomonitoramento

Do Jaburu, o grupo seguiu para a Secretaria Municipal de Segurança Urbana (Semsu), onde conheceu o sistema de videomonitoramento implantado pela capital. O subsecretário da Guarda Civil Municipal, Edvandro Sipolatti, mostrou como é feita a vigilância por câmeras, que recentemente passou a contar com o Cerco Inteligente de Segurança, no qual equipamentos modernos fazem a leitura de placas de carro.

Em Sevilha, esse tipo de sistema que faz a leitura de placas ainda não foi implantado, mas há câmeras que fazem a leitura facial. Os representantes consideram que pode  haver uma troca de tecnologia nesse sentido. O subsecretário Sipolatti explicou também o funcionamento do Botão do Pânico, que é referencia no país

Bike Vitória

Outro projeto de destaque que a comitiva conheceu durante a tarde foi o Bike Vitória, de compartilhamento de bicicletas e que possui atualmente 27 estações para adultos e três para crianças. O secretário municipal de Trânsito, Transporte e Infraestrurura Urbana, Tyago Hoffmann, falou sobre como foi a implantação do projeto, que conta com parceiros e custo zero para o município.

“Hoje Vitória é a segunda capital em volume de ciclovias e ciclofaixas em relação ao número de vias, cerca de 47 quilômetros”, disse, ressaltando que o projeto conta com 76 mil pessoas cadastradas, com 455 mil viagens realizadas desde a implantação, há quase dois anos.

“Estou fascinada com o projeto Bike Kids. Temos a opção para adultos em Sevilha, mas para criança ainda não. Assim como na educação, esse projeto também promove a integração com as pessoas, e isso é o que estamos buscando. Ele também poderá servir de base para futuras ações”, afirmou Esperanza Gomes.

Termo  

Neste primeiro encontro entre Vitória e Sevilha, que começou nesta quarta-feira (02), o objetivo é compreender melhor como as duas cidades podem cooperar em futuros projetos e estabelecer uma colaboração em áreas como desenvolvimento urbano sustentável, com a participação da comunidade.

O secretário municipal de Gestão, Planejamento e Comunicação, Vander Borges dos Santos, ressaltou que a cooperação entre Vitória e Sevilha é uma iniciativa muito importante porque a cidade espanhola tem características parecidas com Vitória, como população, suas necessidades e desafios.

“Com essa parceria, será possível conhecer quais são os projetos, as iniciativas que eles estão fazendo lá e, também, apresentarmos a ações promovidas pela capital que estão dando certo. Ou seja, poderemos ampliar nossa visão e potencialidades”,, afirmou.

Leonardo Silveira
Representantes da cidade de Sevilha em visita à Vitória
A secretária de Educação Adriana Sperandio mostrou à delegação como é o sistema de ensino em Vitória
Leonardo Silveira
Representantes da cidade de Sevilha em visita à Vitória
Do alto do Mirante do Jaburu, os representantes de Sevilha puderam observar a cidade de Vitória por um outro ângulo

Voltar ao topo da página