Prefeitura Municipal de Vitória

Atalhos de teclado:

Notícias

Representantes de Sevilha conhecem projetos desenvolvidos em Vitória

Publicada em 03/05/2018, às 14h41

Por SEGES/SUB-COM | Com edição de Melissa Künsch


Leonardo Silveira

Representantes da cidade de Sevilha em visita à Vitória

Representantes da cidade de Sevilha conheceram equipamentos de mobilidade urbana como o Bike Vitória (Ampliar imagem)

Leonardo Silveira

Representantes da cidade de Sevilha em visita à Vitória

O sistema de videomonitoramento de Vitória foi elogiado pelos espanhóis (Ampliar imagem)

Representantes da comitiva de Sevilha, na Espanha, que estão em Vitória para intercâmbio entre as duas cidades visando compartilhar experiências e construir um plano de ação para que ambas possam dividir ações positivas de sustentabilidade, conheceram, na tarde desta quarta-feira (2), projeto e programas em andamento na capital capixaba.

O primeiro ponto de parada foi no Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Aécio Bispo dos Santos, no bairro Jaburu, que funciona em tempo integral.

A secretário municipal de Educação, Adriana Sperandio, apresentou a unidade, como é o sistema de ensino e explicou que toda a educação é gratuita, incluindo ingresso, distribuição de livros, uniformes e alimentação escolar, elaborada por nutricionistas e com produtos da agricultura familiar e orgânica.

“O grande desafio é aliar inovação tecnológica e sustentabilidade. Essas duas premissas essenciais para a educação precisam de participação de todo o sistema educacional”, apontou a secretária.

“Estou encantada com o serviço ofertado aqui, que inclui a participação da comunidade nos projetos de educação. O equipamento público é muito bom. Essa integração, união, não temos lá e, com certeza, poderá nos ajudar a criação de projetos futuros nesse sentido”, destacou a diretora-geral de Economia e Comércio do Programa Internacional de Cooperação Urbana da União Europeia, Esperanza Gomes.

A representante espanhola ainda destacou que Vitória é uma cidade belíssima, de destaque no Brasil. “A cidade me impressiona, com belezas e ótima organização”, enfatizou ao conhecer a ilha de um novo ângulo, do mirante do Jaburu.

Videomonitoramento

Do Jaburu, o grupo seguiu para a Secretaria Municipal de Segurança Urbana (Semsu), onde conheceu o sistema de videomonitoramento implantado pela capital. O subsecretário da Guarda Civil Municipal, Edvandro Sipolatti, mostrou como é feita a vigilância por câmeras, que recentemente passou a contar com o Cerco Inteligente de Segurança, no qual equipamentos modernos fazem a leitura de placas de carro.

Em Sevilha, esse tipo de sistema que faz a leitura de placas ainda não foi implantado, mas há câmeras que fazem a leitura facial. Os representantes consideram que pode  haver uma troca de tecnologia nesse sentido. O subsecretário Sipolatti explicou também o funcionamento do Botão do Pânico, que é referencia no país

Bike Vitória

Outro projeto de destaque que a comitiva conheceu durante a tarde foi o Bike Vitória, de compartilhamento de bicicletas e que possui atualmente 27 estações para adultos e três para crianças. O secretário municipal de Trânsito, Transporte e Infraestrurura Urbana, Tyago Hoffmann, falou sobre como foi a implantação do projeto, que conta com parceiros e custo zero para o município.

“Hoje Vitória é a segunda capital em volume de ciclovias e ciclofaixas em relação ao número de vias, cerca de 47 quilômetros”, disse, ressaltando que o projeto conta com 76 mil pessoas cadastradas, com 455 mil viagens realizadas desde a implantação, há quase dois anos.

“Estou fascinada com o projeto Bike Kids. Temos a opção para adultos em Sevilha, mas para criança ainda não. Assim como na educação, esse projeto também promove a integração com as pessoas, e isso é o que estamos buscando. Ele também poderá servir de base para futuras ações”, afirmou Esperanza Gomes.

Termo  

Neste primeiro encontro entre Vitória e Sevilha, que começou nesta quarta-feira (02), o objetivo é compreender melhor como as duas cidades podem cooperar em futuros projetos e estabelecer uma colaboração em áreas como desenvolvimento urbano sustentável, com a participação da comunidade.

O secretário municipal de Gestão, Planejamento e Comunicação, Vander Borges dos Santos, ressaltou que a cooperação entre Vitória e Sevilha é uma iniciativa muito importante porque a cidade espanhola tem características parecidas com Vitória, como população, suas necessidades e desafios.

“Com essa parceria, será possível conhecer quais são os projetos, as iniciativas que eles estão fazendo lá e, também, apresentarmos a ações promovidas pela capital que estão dando certo. Ou seja, poderemos ampliar nossa visão e potencialidades”,, afirmou.

Leonardo Silveira

Representantes da cidade de Sevilha em visita à Vitória

A secretária de Educação Adriana Sperandio mostrou à delegação como é o sistema de ensino em Vitória (Ampliar imagem)

Leonardo Silveira

Representantes da cidade de Sevilha em visita à Vitória

Do alto do Mirante do Jaburu, os representantes de Sevilha puderam observar a cidade de Vitória por um outro ângulo (Ampliar imagem)


Para dúvidas ou informações sobre os serviços da Prefeitura, ligue 156 ou use o serviço on-line.


Voltar para o topo

Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 (Atendimento ao público de 12h às 19h)
Voltar ao topo do site