Notícias

Representantes de João Pessoa vêm a Vitória em busca de boas práticas da capital

Publicada em 07/02/2018, às 16h54 | Atualizada em 07/02/2018, às 16h54

Por Alexandre Lemos, com edição de Matheus Thebaldi


Leonardo Silveira
Representantes da Prefeitura de João Pessoa conhecem boas práticas de Vitória
Representantes da Prefeitura de João Pessoa reuniram-se com o secretário interino da Seges, Márcio Passos
Leonardo Silveira
Representantes da Prefeitura de João Pessoa conhecem boas práticas de Vitória
Gestoras tiveram a oportunidade de conhecer algumas das ações que tornam Vitória uma cidade inteligente

Representantes do Escritório de Projetos da Prefeitura de João Pessoa vieram ao Espírito Santo para fazer uma busca ativa de novas e boas práticas (benchmarking) com a Prefeitura de Vitória, nesta última terça-feira (6).

As duas cidades têm um termo de cooperação técnica relacionado ao projeto Iniciativa Cidades Emergentes e Sustentáveis (ICES), do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e da Caixa Econômica.

O objetivo do "benchmarking" foi buscar as melhores práticas de Vitória que fizeram com que a cidade se tornasse referência em gestão eficiente. Os representantes foram recebidos por uma equipe da Secretaria de Gestão, Planejamento e Comunicação (Seges).

O secretário interino da Seges e responsável pela Subsecretaria de Tecnologia da Informação (Sub-TI), Márcio Passos, explica a importância da visita. "Uma cidade como a nossa, que já está mais avançada, é importante que compartilhemos experiências positivas. Não há dúvidas que, quando compartilhamos, também aprendemos muito, uma vez que fazemos parte de um grupo de cidades emergentes, com práticas sustentáveis, inovadoras e inteligentes", disse Passos.

A coordenadora do Escritório de Projetos de João Pessoa, Ívila Batista, volta para a capital paraibana motivada para propor mudanças na forma de gestão. "Estamos saindo de Vitória animadas com o que vimos aqui. Há diversas formas e oportunidades para melhorar a vida das pessoas e dar celeridade ao serviço público, de forma que não gaste muito dinheiro. É preciso ter o olhar inovador e criativo. A implantação de sistemas para tomada de decisões em Vitória é fantástica", disse.

Cidade Inteligente

Entre as ações e projetos apresentados, estão os aplicativos Vitória Online e Procon, o agendamento online de consultas médicas, o Botão do Pânico, a Linha Verde, as escolas de tempo integral, Escola da Vida e o sistema Bike Vitória. Além disso, a metodologia de trabalho da gestão compartilhada, como o PPA Online e o Gabinete Itinerante, também foi apresentada.

A estrutura da captação de recursos foi um outro ponto apresentado para os representantes de João Pessoa, bem como a explicação do Plano de Metas 2018-2020, que tem como objetivo ampliar a capacidade da administração municipal em executar Programas Estruturantes e Projetos Prioritários e entregar, de forma mais rápida, resultados à sociedade.


Voltar ao topo da página