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Rede digital vai tornar monitoramento e manutenção de semáforos mais eficientes

Publicada em 02/06/2017, às 20h29

Por SEGOV/SUB-COM (secomeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de SEGOV/SUB-COM

Com a colaboração de Giovana Rebuli


Yuri Barichivich
Semáforos com temporizador são instalados em ruas da capital
Com a rede digital, será possível controlar remotamente todos os semáforos da cidade, através da Central Semafórica
André Sobral
Nova Iluminação da Beira Mar
Primeira via a receber esse tipo de monitoramento nos semáforos será a Beira Mar

A partir da próxima semana, a Secretaria de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana de Vitória (Setran) vai começar a substituir a comunicação analógica existente em alguns semáforos da cidade por uma comunicação digital. Isso vai permitir que tanto o monitoramento desses semáforos quanto a sua manutenção sejam feitos remotamente.

A primeira via a receber esse tipo de monitoramento nos semáforos será a Beira Mar, no trecho entre o Hospital São Lucas e o cruzamento com a Leitão da Silva. Aproximadamente 50% dos cruzamentos de Vitória já possuem essa tecnologia.

“Com a comunicação analógica, sempre que um cruzamento apresenta um problema, uma equipe precisa ir até o equipamento fazer a manutenção. Com essa mudança, poderemos controlar remotamente todos os semáforos da cidade, através da Central Semafórica. Esse é um grande investimento na modernização do parque semafórico. Vamos saber imediatamente se um semáforo apresentar problemas e corrigi-lo muito mais rápido. O tempo que vamos ganhar nesse procedimento vai se reverter no trânsito da cidade”, explica o secretário da Setran, Tyago Hoffmann.

As próximas vias com previsão de receber a nova rede digital são as avenidas Reta da Penha, Maruípe, Vitória e Paulino Müller. O objetivo é substituir toda a rede analógica por redes digitais até o final deste ano.

Nobreak

A Setran também está estudando um novo investimento nos semáforos com a utilização de nobreaks. O equipamento vai funcionar como suporte elétrico para manter semáforos ligados mesmo com a queda de energia elétrica. O nobreak terá cerca de 1 hora de resistência. O objetivo é evitar que os semáforos parem de funcionar em quedas de energia ou sofram danos em seus componentes com a variação da tensão elétrica.

O primeiro teste com um nobreak está previsto para daqui a 60 dias no cruzamento da Reta da Penha com a Desembargador Santos Neves. O suporte elétrico vai funcionar por um período inicial de 15 dias.
“Pretendemos instalar em todo o sistema semafórico da cidade, de acordo com a disponibilidade financeira do município. Vamos começar na Reta da Penha com a Desembargador Santos Neves, avançando gradualmente pela cidade, priorizando os principais corredores”, informa Hoffmann.

Tempo real

Vitória é uma das seis cidades do Brasil que possuem semáforos em tempo real. Essa tecnologia consiste em utilizar laços indutivos instalados no asfalto para realizar a contagem de quantos veículos estão trafegando nas vias em tempo real.

A partir da contagem feita pelos laços, o controlador de tráfego se programa automaticamente, de acordo com a demanda de carros da via. Dessa forma, se uma via está recebendo muitos veículos em um determinado momento do dia, ajustes automáticos são feitos, por meio dos sinais, para que o tempo de onda verde dessa via sobrecarregada seja prolongado.

Esse sistema permite a máxima otimização da programação semafórica, gerando mais fluidez no trânsito. Em Vitória, o sistema de sinais controlados em tempo real começou a ser implantado nas avenidas Saturnino de Brito e Américo Buaiz. “Essa é mais uma tecnologia que pretendemos ampliar na cidade, considerando nossa disponibilidade financeira”, afirma Hoffmann.


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