Notícias

Rede de Leitura Inclusiva do Espírito Santo planeja ações para o ano

Publicada em 06/04/2017, às 16h04

Por Leo Vais, com edição de Matheus Thebaldi


Diego Alves
Inauguração da biblioteca municipal
Objetivo principal da leitura inclusiva é tornar a leitura acessível a todas as pessoas

Com o objetivo de potencializar ações voltadas para a leitura e democratizar o acesso para pessoas com deficiência, acontece nesta sexta-feira (7), a partir das 14 horas, no Museu Capixaba do Negro “Veronica da Pas” (Mucane), o encontro da Rede de Leitura Inclusiva – GT Espírito Santo, que se reunirá para elaborar e validar o planejamento das atividades que deverão ser realizadas durante todo o ano.

O objetivo do encontro é compartilhar experiências, oportunidades e desafios da leitura na perspectiva inclusiva, para a ampliação e fortalecimento de políticas e práticas inclusivas.

"O grupo planejará as atividades do ano e, depois, a socialização e validação do planejamento, sob a orientação de Angelita Garcia, da Fundação Dorina Nowill para Cegos (SP)", destacou Lilian Menenguci, assessora técnica da Secretaria Municipal de Cultura (Semc) e integrante da Rede, que mediará o encontro.

Leitura inclusiva: o que é?

O objetivo principal da leitura inclusiva é tornar a leitura acessível a todas as pessoas. Nesse caso, de maneira particular, para as pessoas com deficiência, mobilidade reduzida, surdez, entre outras, por meio de diferentes estratégias, metodologias e recursos de tecnologia assistiva.

A intenção do projeto Rede de Leitura Inclusiva é mobilizar e estreitar o relacionamento entre estudantes, professores, pesquisadores, mediadores de leitura, agentes de bibliotecas, artistas, produtores culturais, organizações sociais e governos, para disseminar a leitura inclusiva pelo Brasil.

Serviço

Rede de Leitura Inclusiva – GT Espírito Santo
Quando: sexta-feira (7), às 14 horas
Onde: Museu Capixaba do Negro (Mucane), localizado à Avenida República, 121 – Centro
Aberto ao público


Voltar ao topo da página