Notícias

Rede de Leitura Inclusiva do ES promove oficina e bate-papo no Mucane

Publicada em 24/05/2017, às 16h28

Por Leo Vais, com edição de Matheus Thebaldi


Elizabeth Nader
Livros em Braille da escola Álvaro de Castro Mattos
Objetivo principal da leitura inclusiva é torná-la acessível a todas as pessoas

Com a proposta de potencializar e democratizar o acesso ao livro, à leitura e à literatura para pessoas com deficiência, acontece nestas quinta (25) e sexta (26), no Museu Capixaba do Negro “Veronica da Pas” (Mucane), o V Encontro da Rede de Leitura Inclusiva - GT Espírito Santo, que vai realizar atividades para discutir políticas e práticas inclusivas.

O encontro será mediado por Angelita Garcia, da Fundação Dorina Nowill para Cegos de São Paulo, e será dividido em dois momentos: no primeiro dia, acontecerá uma oficina sobre "Leitura Inclusiva"; no segundo dia, uma roda de conversa sobre "Fortalecimento do Trabalho em Rede".

"A expectativa é estreitar laços e consolidar estratégias que culminem em ações de leitura inclusiva para a diversidade da população", disse a mediadora.

O evento reunirá um público diverso, composto por colaboradores de diferentes áreas como comunicação, direitos humanos, educação e cultura, entre outras.

Inclusão

"O trabalho da Rede promove o encontro de diversas representações da sociedade capixaba que buscam oportunizar a inclusão de pessoas com deficiência. Na educação, onde registramos a matrícula de 1.218 estudantes, várias ações são organizadas nas unidades escolares e nos Centros de Ciência, Educação e Cultura do município, com o objetivo de garantir o acesso à escrita, à leitura e às demais atividades que a pessoa com deficiência tem por direito", disse a coordenadora de Educação Especial de Vitória, Ana Lúcia Sodré de Oliveira.

"Democratizar o acesso; fomentar a leitura e a formação de mediadores; valorizar, institucionalmente, a leitura e seu valor simbólico e, ainda, fomentar a cadeia criativa e a cadeia produtiva do livro também são objetivos da Rede que nos fazem pensar e trabalhar na direção da garantia do direito à cultura, por todos os cidadãos, indistintamente. Nesse sentido, atuar em rede (re)inaugura, em nós, a importância do trabalho colaborativo na construção da cultura da acessibilidade", disse Lilian Menenguci, assessora técnica da Secretaria Municipal de Cultura (Semc) e integrante da Rede de Leitura Inclusiva- GT Espírito Santo.

Leitura inclusiva: o que é?

O objetivo principal da leitura inclusiva é tornar a leitura acessível a todas as pessoas. Nesse caso, de maneira particular, para as pessoas com deficiência, mobilidade reduzida, surdez, entre outras, por meio de diferentes estratégias, metodologias e recursos de tecnologia assistiva.

A intenção do projeto Rede de Leitura Inclusiva é mobilizar e estreitar o relacionamento entre estudantes, professores, pesquisadores, mediadores de leitura, agentes de bibliotecas, artistas, produtores culturais, organizações sociais e governos, para disseminar a leitura inclusiva pelo Brasil.

Serviço
V Encontro da Rede de Leitura Inclusiva - GT Espírito Santo
Quando:
- oficina de Leitura Inclusiva: 25 de maio, quinta-feira, das 14 às 18 horas
- roda de Conversa sobre "Fortalecimento do Trabalho em Rede": 26 de maio, sexta-feira, das 10 às 12 horas
Onde: Museu Capixaba do Negro (Mucane), localizado à Avenida República, 121 – Centro
Aberto ao público (inscrições feitas na hora)

Voltar ao topo da página