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Recuperação estrutural na Ponte de Camburi entra em nova fase

Publicada em 17/07/2019, às 07h00 | Atualizada em 17/07/2019, às 12h02

Por Marcus Monteiro (mmonteiroeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Marcus Monteiro


Semohab - divulgação
ponte de camburi, reforma
Obras passaram a ser executadas também embaixo da ponte
Semohab - divulgação
ponte de camburi, reforma
Sinalização náutica segue as exigências da Capitania dos Portos

A Prefeitura de Vitória iniciou a quarta etapa da recuperação estrutural da Ponte de Camburi. Andaimes estão sendo montados embaixo do tabuleiro da ponte, onde acontecerá a maior parte das intervenções. A estrutura metálica da ciclovia e passarela está sendo reforçada e recebendo tratamento para evitar a ação do tempo. O concreto do tabuleiro da ponte está sendo recuperado.

A recuperação é preventiva. Fazem parte do trabalho o tratamento do aço, a recuperação de concreto e do piso da passarela, instalação de novas placas de concreto e estrutura metálica, além da restauração e da substituição do guarda-corpo.

A Secretaria Municipal de Obras e Habitação (Semohab) é responsável pela execução das intervenções, que foram licitadas por R$ 641.817,79, com prazo de conclusão de seis meses.

Passarela e ciclovia

A recuperação teve início pelo guarda-corpo da passarela de pedestres. Estão sendo recuperadas as placas de concreto do piso da passarela e da ciclovia, que continuam interditadas.

A equipe do Papo da Cidade esteve na ponte abordando pedestres e ciclistas e informando sobre a interdição da passarela e da ciclovia. Um informativo com orientações também foi distribuído.

Andaimes

Após a conclusão da instalação dos andaimes, terá início a recuperação do tabuleiro. Como é alto o tráfego de barcos de pesca e de recreação na foz do rio Santa Maria, a Capitania dos Portos determinou que os andaimes fossem montados em duas etapas, deixando sempre um lado do vão central liberado para a passagem das embarcações.

Interdição

Não há previsão de interdição das faixas de veículos. Já pedestres e ciclistas devem seguir as orientações das placas indicativas para a travessia da ponte.

Inspeção

As obras de recuperação estrutural foram definidas após inspeção realizada em todas as pontes da cidade.

"Estamos fazendo um trabalho inédito em Vitória, que é o monitoramento sistemático da situação das seis pontes que fazem a ligação entre o continente e a ilha de Vitória e os quatro elevados da cidade. A análise constatou a necessidade de intervenção nessa ponte. Fizemos o projeto, viabilizamos recursos, licitamos e aguardamos passar o verão para iniciarmos as intervenções", explicou o vice-prefeito e secretário de Obras e Habitação, Sérgio Sá.

Ponte Cecicliano Abel de Almeida

A Ponte Ceciliano Abel de Almeida foi construída em 1969, no sentido Praia do Canto-Jardim da Penha. Em 2007, ela recebeu obras de reforço estrutural e ampliação do tabuleiro. Em 2015, uma passarela em estrutura metálica foi fixada ao tabuleiro da ponte e utilizada como ciclovia.

O que será feito

A infraestrutura da ponte está saudável e não apresenta necessidade de manutenção em seus tubulões (colunas de sustentação da ponte fixadas no fundo do canal) e blocos de concreto onde o tabuleiro é apoiado.

Na parte inferior do tabuleiro da ponte (estrutura de concreto por onde circulam os veículos), há necessidade de manutenção da estrutura com o jateamento de concreto nas áreas onde ferragens estão expostas.

Na estrutura metálica utilizada como ciclovia, foi apontada a necessidade de substituição de peças metálicas e troca de algumas placas de concreto que formam o piso.

Ponte Petrônio Portela

A Ponte Petrônio Portela permite o acesso à ilha, com tráfego no sentido Jardim da Penha-Praia do Canto. Ela foi reforçada e ampliada em 2006 e sua estrutura de apoio, o tabuleiro e a passarela estão em boas condições.

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