Prefeitura Municipal de Vitória

Atalhos de teclado:

Notícias

Recipientes para armazenar água nos imóveis são maiores criadouros de mosquitos

Publicada em 08/11/2017, às 14h48 | Atualizada em 08/11/2017, às 15h07

Por Milene Miguel (mjmiguel@vitoria.es.gov.br) | Com edição de Matheus Thebaldi


Diego Alves

Caixa d'água

Tonéis de água devem ser mantidos tampados para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti (Ampliar imagem)

O novo Levantamento Rápido da Infestação do mosquito Aedes aegypti (LIRAa) registrou uma queda no índice de transmissão do vetor na capital - 1,6% -, cujo risco é considerado médio. 

A equipe identificou que os principais focos de mosquitos estão em recipientes para armazenar água a nível do solo dentro dos domicílios, como baldes, tonéis, tanques e barris, que são considerados locais propícios para a proliferação do vetor se não estiverem devidamente tampados ou cobertos.

O levantamento foi realizado pelo Centro de Vigilância em Saúde Ambiental (CVSA) entre os dias 23 a 27 de outubro. No relatório feito entre julho e agosto, o percentual era de 2%. Nenhum bairro foi apontado como de alto risco de transmissão (índice acima de 3,9%). 

Ações

Para enfrentar esse cenário, o CVSA realiza ações de rotina, em especial a visita domiciliar dos agentes de endemias, que fazem tratamento e eliminação de eventuais focos e orientam os moradores sobre medidas de prevenção. 

"A orientação é que as pessoas permaneçam realizando vistoria de suas casas e imóveis em geral, pelo menos uma vez por semana, para eliminar depósitos com água parada e, assim, romper o ciclo de vida do mosquito", disse a coordenadora do CVSA, Clara Scarpati.

Checklist

Os moradores devem ficar em alerta e podem realizar o checklist para combater os mosquitos. Ele também está disponível no aplicativo Vitória Online, no acesso "Combate à dengue". O munícipe escolher uma ação de combate a ser realizada semanalmente em sua residência.


Para dúvidas ou informações sobre os serviços da Prefeitura, ligue 156 ou use o serviço on-line.


Voltar para o topo

Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 (Atendimento ao público de 12h às 19h)
Voltar ao topo do site