Notícias

Raiva: animais da Praia do Canto também serão vacinados

Publicada em 02/03/2017, às 07h00 | Atualizada em 03/03/2017, às 15h38

Por SEGOV/SUB-COM (secomeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de SEGOV/SUB-COM


André Sobral
Vacinação de cães contra raiva
Gatos serão vacinados contra a raiva na região da Praia do Canto

Após recolher um morcego com resultado positivo para raiva na Praia do Canto, o Centro de Vigilância em Saúde Ambiental (CVSA) irá realizar uma ação de bloqueio em um raio de 500 metros ao redor do local do foco para vacinar todos os animais preventivamente, nestas terça (7) e quarta (8), das 7h30 às 13h30.

As equipes farão a vacinação casa a casa para imunizar cães e gatos. Além disso, a equipe de Educação em Saúde do CVSA também realizará abordagens educativas em escolas e locais de grande movimentação para divulgação do caso e orientação da população local sobre os riscos da doença e a identificação de novos focos e medidas de proteção.

O animal foi encontrado por uma agente de endemias na calçada da rua Afonso Cláudio, recolheu o animal e o levou para o CVSA.

Orientações

"Caso encontre algum morcego vivo ou morto, em situação anormal, como caído no chão, pendurado em janelas, cortinas, em cima da cama, à luz do dia ou que adentre a residência, não toque no animal e ligue imediatamente para o telefone 156, solicitando o recolhimento. Se possível, capture o animal sem tocá-lo, utilizando panos, caixas de papel e baldes ou mantendo-o preso em ambiente fechado até que a equipe do CVSA realize o recolhimento", orienta a coordenadora do CVSA, Clara Scarpati Alvarenga.

Vacinação

A vacinação de cães e gatos contra a raiva é a principal medida de prevenção da
doença e deve ser feita todo o ano. A vacina é gratuita e está disponível no Centro de Vigilância em Saúde Ambiental (CVSA), na rua São Sebastião, s/º, Resistência. Mais informações pelo telefone 3324-5864.


Voltar ao topo da página