Prefeitura Municipal de Vitória

Atalhos de teclado:

Notícias

Quatro escadarias históricas do Centro serão reformadas

Publicada em 01/02/2019, às 12h27 | Atualizada em 12/02/2019, às 14h01

Por Andrea Oliveira (anaoliveira@vitoria.es.gov.br) | Com edição de Matheus Thebaldi


Divulgação Semohab

Escadaria São Diogo

Secretário Sérgio Sá e equipe visitaram a escadaria São Diogo (Ampliar imagem)

Divulgação Semohab

Escadaria Carlos Messina

Escadaria Doutor Carlos Messina também passará por reforma (Ampliar imagem)

Quatro escadarias do Centro que fazem parte da história dos capixabas serão restauradas ainda este ano: São Diogo, Acyr Guimarães, Djanira Lima e Doutor Carlos Messina

O vice-prefeito e secretário de Obras e Habitação, Sérgio Sá, visitou nesta semana o Centro Histórico para verificar o atual estado de preservação das escadarias. Também estiveram presentes o subsecretário de Execução de Obras, Roberto Valentim, e a subsecretária de Estudos e Projetos, Moema Calazans.

A primeira escadaria visitada foi a Djanira Lima. Ela faz a ligação entre a avenida Jerônimo Monteiro e a rua Wilson Freitas, sendo decorada com balaustrada de concreto (fileira de balaústres para formar um parapeito) e postes em ferro.

Em seguida, a equipe visitou a escadaria Acyr Guimarães, que dá acesso à rua Antônio Aguirre. A terceira parada foi na escadaria São Diogo, construída em 1942, no local onde existia o antigo Forte São Diogo. Ela faz a ligação entre a praça Costa Pereira e a Cidade Alta, passando pela Catedral Metropolitana de Vitória. 

A última análise foi realizada na escadaria Doutor Carlos Messina, que liga a Cidade Alta ao Parque Moscoso. Ela possui jardim central e seu parapeito e corrimão são desenhos geométricos.

Resgate da história

"Preservar o passado é construir o futuro. Essas ações são uma oportunidade única para compreender nossa própria história e conservar nossa identidade", disse Sérgio Sá.

Parceria

A ação será possível a partir de uma parceria firmada entre a Prefeitura de Vitória e o Governo Federal, via Finisa, que vai destinar cerca de R$ 700 mil para as obras de restauração das quatro escadarias históricas do Centro de Vitória.

A empresa responsável pelas obras será contratada por meio de licitação e deverá realizar, entre as principais atribuições, pinturas, trocas de piso e instalação de novas luminárias. Os projetos de reforma foram elaborados pela Secretaria de Desenvolvimento da Cidade (Sedec).

As escadarias fazem parte do conjunto arquitetônico histórico de Vitória e chamam a atenção de turistas e capixabas pelas beleza e cultura que elas carregam.

Divulgação Semohab

Escadaria Djanira Lima

Escadaria Djanira Lima (Ampliar imagem)

Divulgação Semohab

Escadaria Acyr Guimarães

Escadaria Acyr Guimarães (Ampliar imagem)


Para dúvidas ou informações sobre os serviços da Prefeitura, ligue 156 ou use o serviço on-line.


Voltar para o topo

Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 (Atendimento ao público de 12h às 19h)
Voltar ao topo do site