Notícias

Público pode ver tartarugas no maior tanque do Estado a partir desta sexta

Publicada em 02/02/2017, às 18h43 | Atualizada em 03/02/2017, às 13h17

Por Amilton Freixo de Brito, com edição de Matheus Thebaldi


André Sobral
Inauguração do Tanque do Projeto Tamar
Prefeito de Vitória, Luciano Rezende, participou da inauguração do novo tanque do Centro de Visitação Tamar
André Sobral
Inauguração do Tanque do Projeto Tamar
Segundo o prefeito, o novo tanque vai ao encontro da vocação e da ligação que Vitória tem com o mar

Vitória ganhou nesta quinta-feira (2) o maior tanque de criação e observação de tartarugas no Espírito Santo, localizado no Centro de Educação Ambiental do Projeto Tamar, na praça do Papa, Enseada do Suá. O evento, que contou com a presença do prefeito Luciano Rezende, do secretário de Meio Ambiente, Luiz Emanuel Zouain e autoridades, já atrai a atenção do público, que promete lotar o local a partir desta sexta-feira (3), das 8h30 às 18 horas, quando o novo equipamento estará aberto para visitação.

Resultado de uma parceria entre Prefeitura de Vitória, Tamar e Arcelor Mittal, o tanque tem 226 metros quadrados e capacidade para comportar até 112 mil litros de água, abrigando quatro das cinco espécies de tartarugas marinhas existentes no Brasil, como tartaruga-verde, tartaruga-cabeçuda, tartaruga-de-pente e tartaruga-oliva. Os visitantes ainda poderão contemplar uma vista privilegiada da baía de Vitória e a movimentação de navios no mirante do tamar.

"Esse tanque com visor subaquático se assemelha a grandes aquários mais desenvolvidos e visitados em outros centros. O Tamar é uma entidade que é exemplo mundial de sucesso na recuperação da natureza. São 35 anos de Tamar, e eu acompanho desde a época pré-universidade. Quando começou a cuidar da causa das tartarugas, elas estavam em extinção, e foi um projeto que foi rompendo barreiras e hoje é o mais bem-sucedido do mundo em reversão de resultados. É uma marca que todo mundo quer se associar. Essa parceria alavanca o turismo aqui na capital. Vitória tem sua história ligada ao mar e é uma cidade apaixonada pelo oceano. Estamos pensando em mais coisas do mar para Vitória e, com certeza, é fundamental levarmos a educação ambiental para os moradores de nossa cidade", destacou o prefeito de Vitória, Luciano Rezende.

Leonardo Silveira
Novo tanque para tartarugas marinhas do Projeto Tamar
Tanque tem 226 metros quadrados e capacidade para comportar até 112 mil litros de água
Leonardo Silveira
Novo tanque para tartarugas marinhas do Projeto Tamar
Visitantes poderão visitar o novo tanque a partir desta sexta-feira (3)

Estrutura

Moderno, o tanque rochoso será mais uma interessante opção de lazer e aprendizado sobre a biologia e a conservação das tartarugas marinhas e oportunidade de sensibilização e educação ambiental da população local e visitantes. Ele terá um sistema de tratamento de água inovador e parte das laterais de vidro, proporcionando aos visitantes uma ampla visão do interior. Além do tanque gigante, o Centro de Visitação conta com dois menores - de 30 mil e de 2 mil litros - para observação de tartarugas marinhas.

"Este novo tanque junta-se aos demais que aqui já existem e contam com toda a infraestrutura do local, consolidando-se como um local perfeito de lazer e aprendizado sobre a biologia marinha, preservação das tartarugas marinhas e oportunidade de sensibilização e educação ambiental para a população e visitantes", destacou o secretário municipal de Meio Ambiente, Luiz Emanuel Zouain.

Visitação

O Centro de Educação Ambiental do Tamar-Vitória funciona em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente (Semmam). Até o Carnaval, o local abre para visitação de segunda a domingo, das 8h30 às 18 horas. A partir de março, o funcionamanto volta a ser de terça a domingo, mas até as 17 horas. O telefone de contato é 3225-3787.

Leonardo Silveira
Tartaruga Marinha
Leonardo Silveira
Novo tanque para tartarugas marinhas do Projeto Tamar

Voltar ao topo da página