Notícias

Protagonismo dos alunos: Emef de São Pedro I já tem seu grêmio estudantil

Publicada em 15/08/2017, às 13h07

Por SEGOV/SUB-COM (secomeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de SEGOV/SUB-COM

Com a colaboração de Fabrícia Kirmse


Divulgação Seme
Grêmio estudantil da Emef Lenir Borlot
Integrantes do grêmio estudantil da Emef Lenir Borlot tomaram posse
Divulgação Seme
Grêmio estudantil da Emef Lenir Borlot
Objetivo principal com a criação dos grêmios nas escolas é incentivar a autonomia e a prática da cidadania entre os estudantes

A Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Lenir Borlot, em São Pedro I, já tem um grêmio estudantil, o "Estudantes de Ouro". A posse aconteceu no final da última semana e o processo seletivo fez parte do projeto de incentivo ao protagonismo estudantil desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação (Seme) em toda a rede de ensino da capital.

O objetivo principal com a criação dos grêmios nas escolas é incentivar a autonomia e a prática da cidadania entre os estudantes. "A construção do grêmio estudantil foi um processo efetivo de protagonismo, em que os alunos compreenderam que ser cidadão é conquistar direitos por meio da responsabilidade e pensando no bem coletivo", assinalou a diretora da Emef, Viviane Rosa Gomes dos Santos.

A escolha do grêmio envolveu a participação de cerca de 280 alunos das turmas do primeiro ao quinto ano da escola Lenir Borlot, nos turnos matutino e vespertino. O grêmio representará todos os estudantes da escola. Segundo a diretora, funciona como um espaço de aprendizado, cidadania e responsabilidade e fortalece as ações dos alunos no ambiente escolar e comunitário.

Ações

A diretora Viviane dos Santos também destaca que, por meio do grêmio, os estudantes buscam parcerias com diretor, coordenador, professores, famílias, colegas da escola, funcionários e até mesmo com a comunidade local para a realização de atividades escolares.

Entre as ações do grêmio, estão a organização de eventos, brincadeiras, show de talentos, passeios, criação de grupos de estudo, realização de debates por melhorias na comunidade, campeonatos e o zelo pela qualidade da educação.

"Quando se organiza em um grêmio, o grupo de estudantes se fortalece e o diálogo com a escola é valorizado", enfatizou a diretora da Emef.


Voltar ao topo da página