Notícias

Projovem tem dia de descobertas em física, astronomia, história mundial e praia

Publicada em 06/06/2018, às 19h07 | Atualizada em 07/06/2018, às 19h13

Por Edlamara Conti (econtieira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de SEGOV/SUB-COM


Guiomedice Paixão
Projovem leva adolescentes à Praça da Ciência e à praia
Alunos do Projovem de Grande Santo Antônio visitaram a Praça da Ciência
Guiomedice Paixão
Adolescente com o maior sorriso em brinquedo da Praça da Ciência
Adolescentes conheceram os brinquedos do espaço e aprenderam mais sobre física e astronomia

Esta quarta-feira (6) foi especial para os participantes do Projovem , ligado à Secretaria Municipal de Assistência Social. Pela manhã, uma turma observou a aplicação prática de princípios da física e da astronomia na Praça da Ciência.

Além das atividades realizadas nos brinquedos do espaço - que são instrumentos pedagógicos para o ensino de conceitos científicos -, a aula ao ar livre se estendeu e os sete adolescentes também experimentaram conceitos sobre o meio ambiente na praia.

"Muitos deles não conheciam a praça e ficaram encantados. Nos brinquedos e no mergulho na praia, eles voltaram a ser crianças, o que é difícil acontecer no dia a dia deles, por causa das responsabilidades que têm", contou a educadora social Mara Marçal. Os adolescentes são ligados ao Cras Santo Antônio.

À tarde, 15 participantes percorreram a exposição "Paz no Mundo", no Sesi de Jardim da Penha. Lá, eles tiveram momentos de reflexão sobre os significados de paz e ainda participaram de oficinas de origami e bate-papo sobre as principais culturas do Oriente Médio e visitaram uma mostra fotográfica sobre a Terra Santa, cujos registros foram feitos durante o ano 2000 - um período de fortes conflitos na região.

Segundo Mara, a proposta do Projovem é proporcionar novas experiências, envolver os adolescentes em atividades que promovam a convivência familiar e comunitária, a participação cidadã e a preparação para o mundo do trabalho, além de oferecer momentos de esporte e lazer. "Para eles, o Projovem é um lugar de acolhimento, escuta e descobertas", disse.

Vitória possui 27 coletivos que oferecem oficinas de malabares, grafite, informática, break, street, hip-hop, cinema, funk, skate, esporte, jornal, entre outras. Ainda este mês, eles vão conhecer a Escola da Ciência - Biologia e História e vão participar de um programa de visitação de uma rede de comunicação local.

Guiomedice Paixão
Adolescentes de costas, entrando juntos na água, na maior felicidade
Grupo teve a oportunidade de tomar um banho de mar
Guiomedice Paixão
Projovem leva adolescentes à exposição Paz no Mundo do Sesi
Alunos visitaram a exposição "Paz no Mundo", no Sesi de Jardim da Penha

Voltar ao topo da página