Prefeitura Municipal de Vitória

Atalhos de teclado:

Notícias

Projetos para a juventude de Vitória são apresentados para alunos de mestrado

Publicada em 07/11/2017, às 16h51

Por Josué de Oliveira (jgoliveira@vitoria.es.gov.br) | Com edição de Matheus Thebaldi


Divulgação Semcid

Semcid apresenta projetos para turma de mestrado da UVV

Secretária Nara Borgo apresentou ações desenvolvidas para a juventude de Vitória aos alunos do mestrado em Segurança Pública (Ampliar imagem)

"Juventudes: entre a criminalização e as produções de vida". Esse foi o tema de um debate produzido pela turma de mestrado da Universidade de Vila Velha (UVV). Durante o encontro, a equipe da Secretaria Municipal de Cidadania e Direitos Humanos (Semcid) apresentou os projetos desenvolvidos no município para garantir o direito e o acesso das juventudes ao mercado de trabalho.

Durante o debate, foi exibido o curta "Na Quebrada", produzido por jovens da Casa da Juventude, em São Pedro, e que recentemente foi premiado no Festival de Cinema de Vitória. Segundo a secretária de Cidadania e Direitos Humanos, Nara Borgo, o vídeo quis mostrar o quanto a juventude é estigmatizada na periferia de São Pedro.

"O legal disso tudo foi ensinar para os meninos a disciplina e a produção e ver como aquela região é potente e como isso gerou coisas boas", disse.

Nara destacou ainda a importância de levar o debate para a universidade e oferecer um diálogo do poder público com a academia. "Aqui vocês produzem conhecimento, e essa troca de experiência é muito importante porque acredito que, muitas vezes, o que é relatado aqui alguns não tenham ideia de como realmente acontece".

Equipamentos

A coordenadora de Políticas para a Juventude da Semcid, Aline Passos, reforçou a necessidade de abrir o diálogo entre a universidade e o poder público. Segundo ela, isso é fundamental para uma conscientização cidadã.

Aline também apresentou os equipamentos oferecidos aos jovens da capital. São eles: Casa da Juventude, Núcleo Afro Odomodê e Centro de Referência da Juventude (CRJ). Neles são trabalhados temas ligados a juventude negra, empoderamento, autoestima, mercado de trabalho, oficinas, além de serem espaços para que sejam promovidas atividades de coletivos, ensaios e seminários.

"Acreditamos na juventude que é criatividade, que é potência e que é capaz de superar essas mazelas. A gente só precisa de oportunidades, mais investimentos, e acreditar que é possível. E é nessa juventude que nosso trabalho acredita, a juventude capaz de transformar suas realidades, perspectivas e de transformar territórios", disse.

Direitos Humanos

O professor Humberto Ribeiro Júnior explicou que o debate faz parte da disciplina de Direitos Humanos e Direitos Fundamentais do mestrado em Segurança Pública. "Foi uma proposta nova que tentei com os alunos este ano e todos encorparam com bastante afinco essa ideia de debater alguns temas específicos relacionamos a determinados grupos que de forma geram sofre com a violação dos direitos humanos".

Além do tema referente à juventude, a turma também já debateu assuntos ligados ao público LGBT e à violência contra a mulher. Nesta segunda-feira (13), será a vez de discutir direitos da população negra.


Para dúvidas ou informações sobre os serviços da Prefeitura, ligue 156 ou use o serviço on-line.


Voltar para o topo

Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 (Atendimento ao público de 12h às 19h)
Voltar ao topo do site