Notícias

Projeto Escola Segura no Trânsito da Vida multiplica bons hábitos nas vias

Publicada em 14/05/2019, às 14h45 | Atualizada em 15/05/2019, às 17h03

Por Matheus Thebaldi (mgthebaldieira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi


Leonardo Silveira
Abertura do Programa Escola Segura no Auditório da SEME
Profissionais da Educação darão início a mais uma formação do projeto "Escola Segura no Trânsito da Vida"

Promover educação para o trânsito nas unidades de ensino da rede municipal e sensibilizar os alunos sobre a importância de garantir um comportamento seguro nas vias, Pensando nisso, a Secretaria Municipal de Educação (Seme) desenvolve o projeto "Escola Segura no Trânsito da Vida", que chega este ano à quarta edição.

O projeto terá início no dia 29 de maio, marcando a última ação do movimento Maio Amarelo, no auditório da Seme, em Itararé. Para sua execução, os profissionais da Educação participam de um processo formativo semipresencial de 80 horas, sendo 16 horas de encontros presenciais e o restante com atividades na plataforma Vix Educa.

O objetivo é construir multiplicadores de comportamentos seguros no trânsito no território onde os alunos moram. 

Projeto

Sob coordenação da Subcomissão de Educação para o Trânsito, envolvendo as secretarias municipais de Educação (Seme), Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana (Setran), Segurança Urbana (Semsu) e Saúde (Semus), o projeto visa subsidiar a elaboração de projetos de intervenção a serem desenvolvidos na escola envolvendo a comunidade escolar.

"Montamos um cronograma de atividades das escolas e ações da Guarda e da Setran para serem executadas nas unidades de ensino com estudantes e profissionais de trânsito. Ao final do processo, no nosso último e quarto encontro, fazemos um seminário de relatos de experiências das escolas, como impacto na comunidade e participação das famílias. Nos demais encontros, damos um raio-x do trânsito em Vitória e promovemos palestras", disse o gerente de Formação e Desenvolvimento em Educação da Seme, Truman José Vieira Júnior.

O projeto, que integra o programa nacional Vida no Trânsito, também trabalha o tema da diversidade no trânsito, como violência contra a mulher, casos de racismo ao volante, desrespeito às pessoas com deficiência e idosos. Também tratamos da questão socioambiental e da carona solidária. 

Cascais

O projeto "Escola Segura no Trânsito da Vida" foi apresentado no XV Congresso Internacional de Cidades Educadoras, que acontece na cidade de Cascais, em Portugal, no ano passado.

Vida no Trânsito

A violência envolvendo motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres está entre as grandes preocupações das administrações de regiões metropolitanas. Para ajudar a contê-la, a Prefeitura de Vitória investe no projeto Vida no Trânsito, uma parceria com a Organização Mundial da Saúde (OMS) e com a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas).

A iniciativa faz parte da programação da Década de Ações para Segurança no Trânsito da Organização das Nações Unidas (ONU), que tem como objetivo, até 2020, diminuir acidentes nos 10 países que concentram metade das mortes no trânsito registradas em todo o mundo. O Brasil é o quinto no ranking, atrás de China, Índia, Rússia e Estados Unidos.


Voltar ao topo da página