Notícias

Projeto "Corpo Afro" apresenta performance Kalunga no Mucane

Publicada em 25/05/2017, às 08h00

Por Leo Vais, com edição de SEGOV/SUB-COM


Divulgação Semc
Oficina Corpo Afro, do coletivo Emaranhado
Apresentação do projeto "Corpo Afro" irá movimentar o Mucane neste sábado (27)

O Museu Capixaba do Negro "Veronica da Pas" (Mucane) recebe, neste sábado (27), a partir das 10 horas, a Performance Kalunga, apresentação que irá ocupar o museu e encerrar as aulas do projeto "Corpo Afro 2ª Edição", idealizado pelo Coletivo Emaranhado, que reúne os instrutores da oficina.

A apresentação é resultado das oficinas oferecidas entre março e maio, no Mucane, em que cada instrutor usou uma metodologia para comunicar sua modalidade a partir dos signos referentes a Iemanjá, que serviu de inspiração para as aulas do coletivo, reunindo dança, teatro e canto.

"O que vamos apresentar é uma cena que tem o objetivo futuro de maior interação entre essas artes. Montamos um embrião, que, em maior escala, vai se tornar uma performance que dialoga com a dança, o teatro e a música", disse o artista e facilitador cultural Maicom Souza.

Oficina

Com a proposta de criar uma interação cultural a partir da dança e de novas linguagens corporais, o Coletivo Emaranhado realizou, entre os meses de março e maio, a 2ª edição do projeto "Corpo Afro 2ª Edição". O trabalho atendeu 307 pessoas com oficinas de dança afrobrasileira, dança afrocontemporânea, jazz afro dance, expressão teatral e canto.

O projeto foi idealizado pelo artista e facilitador cultural Maicom Souza, em parceria com os bailarinos e instrutores de dança Ricardo Reis e Jordan Fernandes. As oficinas também contaram com a participação de Léia Rodrigues, ministrando oficina de teatro; Elaine Vieira, de canto; e Julia Moraes, de jazz afro.

A primeira edição do projeto foi realizada por meio do edital de seleção e premiação de projeto de ocupação do Mucane/ano 2015. A segunda edição conta com o apoio do edital de seleção de Coletivo Juvenis da Secult/ES/ano 2016.

Serviço
Performance Kalunga – encerramento do projeto Corpo Afro 2ª Edição
Quando: 27 de maio, sábado, às 10 horas
Onde: Museu Capixaba do Negro (Mucane), localizado à Avenida República, 121 – Centro
Aberto ao público

 


Voltar ao topo da página