Notícias

Projeto Cidadania Fundamental recebe alunos de Emef de Jardim da Penha

Publicada em 12/04/2018, às 18h36

Por Edlamara Conti (econtieira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi


Divulgação Semcid
Projeto Cidadania Fundamental
Alunos participam de oficinas de Direitos Humanos no projeto Cidadania Fundamental
Divulgação Semcid
Projeto Cidadania Fundamental
Estudantes ainda têm a oportunidade de tirar a documentação civil básica

Na primeira edição do ano, o projeto Cidadania Fundamental vai receber, nesta sexta-feira (13), estudantes do 9º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Álvaro de Castro Mattos, de Jardim da Penha.

Ao longo do dia, eles vão percorrer diversos setores do Centro Integrado de Cidadania (CIC) Zumbi dos Palmares, a Casa do Cidadão, em Itararé, participando de oficinas com diferentes temáticas: de direitos do consumidor a direitos humanos, consumo sustentável, mediação de conflitos e mercado de trabalho.

Além de conhecerem os serviços da Casa do Cidadão e participarem das oficinas, eles vão poder adquirir a documentação civil básica, como Carteira de Identidade, CPF, Carteira de Trabalho (para os maiores de 14 anos) e 2ª via de Certidão de Nascimento (para os que necessitarem).

O projeto é realizado pela Secretaria Municipal de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho (Semcid), em parceria com a Educação (Seme). 

Programação

Das 9h às 12h: formação básica em direitos humanos, abordando temas de diversidade e equidade de gênero, diferenças étnico-raciais, violência sexual contra crianças e adolescentes, diversidade sexual, consumo consciente e sustentável, direitos do consumidor, superendividamento, educação financeira, gravidez na adolescência e mediação de conflitos familiares.

Das 13h às 16h30: oficinas com servidores; visita monitorada a serviços disponíveis na Semcid (Circuito da Cidadania); emissão de documentação civil básica e certificação.

Cidadania Fundamental

Criado em 2010 com o nome Oitava Cidadã, o objetivo do projeto é contribuir para uma cultura de respeito aos direitos humanos e fortalecer o exercício da cidadania para estudantes matriculados no 9º ano do ensino fundamental ou da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da rede de ensino de Vitória.

Desde a criação até dezembro do ano passado, o projeto atendeu aproximadamente 12 mil estudantes, para os quais foram emitidos cerca de 9,7 mil documentos. Este ano, a previsão é atender  1,9 mil estudantes do 9º ensino regular e 500 da EJA.


Voltar ao topo da página