Prefeitura Municipal de Vitória

Atalhos de teclado:

Notícias

Programa de fitoterapia de Vitória será apresentado em simpósio nacional

Publicada em 05/09/2018, às 07h00

Por Milene Miguel (mjmiguel@vitoria.es.gov.br) | Com edição de Matheus Thebaldi


Divulgação Semus

Horta Caps São Pedro

Centro de Atenção Psicossocial de São Pedro conta com horta comunitária (Ampliar imagem)

Divulgação Semus

Alecrim e horta vertical

Alecrim é uma das ervas cultivadas nas hortas comunitárias (Ampliar imagem)

O Programa Municipal de Fitoterapia de Vitória será apresentado no XXV Simpósio de Pesquisadores de Plantas Medicinais do Brasil, que acontecerá entre esta quinta-feira (6) e domingo (9), no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo.

A médica homeopata e referência técnica na área de Práticas Integrativas da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), Henriqueta Tereza do Sacramento, participará de duas mesas-redondas: a primeira irá relatar a experiência do Programa de Fitoterapia de Vitória e do Sudeste e a outra, a institucionalização da política nacional de plantas medicinais e fitoterápicos e os movimentos sociais.

"Iremos debater os caminhos, avanços e desafios da fitoterapia desde o uso tradicional, com a implantação dos jardins terapêuticos e hortas medicinais nas unidades de saúde, até a prescrição de medicamentos fitoterápicos no Sistema Único de Saúde (SUS)", disse Henriqueta.

Oferta

Atualmente, todas as 29 unidades de saúde de Vitória oferecem tratamentos fitoterápicos com prescrição de medicamentos de suas farmácias. Além disso, as práticas integrativas e complementares são aplicadas no Centro Municipal de Especialidades (CME-Vitória) e em alguns módulos do Serviço de Orientação ao Exercício (SOE).

Fitoterapia em Vitória

O programa de fitoterapia na Prefeitura de Vitória começou antes de 1990. Naquela época, houve a inauguração da horta medicinal e comecou a produção de mudas para distribuir e incentivar o cultivo, o conhecimento sobre uso e o preparo correto dos chás e xaropes. 

Os medicamentos fitoterápicos passaram a ser oferecidos a partir de 1996. A farmácia de manipulação foi inaugurada em novembro de 1995 e funcionou até 2005, quando a gestão decidiu pela aquisição e oferta de medicamentos fitoterápicos industrializados.

Ao longo desses anos, a Semus instituiu a política municipal das práticas integrativas e complementares na rede de atenção básica de Vitória.

Divulgação Semus

Jardim terapêutico

Política municipal prevê a implantação de jardins terapêuticos em vários espaços públicos (Ampliar imagem)

Diego Alves

Horta comunitária Alagoano

Unidades de saúde também ganham hortas medicinais (Ampliar imagem)


Para dúvidas ou informações sobre os serviços da Prefeitura, ligue 156 ou use o serviço on-line.


Voltar para o topo

Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 (Atendimento ao público de 12h às 19h)
Voltar ao topo do site