Prefeitura Municipal de Vitória

Atalhos de teclado:

Notícias

Profissionais da Assistência Social vão fazer curso de Libras no CRPD

Publicada em 04/08/2017, às 14h55 | Atualizada em 04/08/2017, às 14h58

Por Edlamara Conti (econti@vitoria.es.gov.br) | Com edição de Eduardo Brinco


Elizabeth Nader

Curso de Libras

Após o curso os participantes vão poder ter maior interação com a pessoa com deficiência auditiva

Uma nova turma de Língua Brasileira de Sinais (Libras) terá início na quarta-feira (09) no Centro de Referência para a Pessoa com Deficiência (CRPD) de Vitória. Desta vez, as aulas são específicas para profissionais da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), que vão desenvolver a linguagem em seus aspectos gramaticais, linguísticos e sintáticos.

Alfabeto, números, dias da semana, saudações, grupos de palavras do cotidiano e expressões, tudo pode ser comunicado através de Libras. Como qualquer outra língua, ela apresenta uma estrutura gramatical, com semântica, sintaxe e morfologia, própria. O que a diferencia é que, em vez do som, utiliza os gestos como meio de comunicação. Nela, os sinais são marcados por movimentos específicos realizados com as mãos e combinados com expressões faciais e corporais.

Com o curso, que tem carga horária de 120 horas, os participantes vão poder ter maior interação com a pessoa com deficiência auditiva. Para os profissionais, é crescente a necessidade de se comunicar com usuários surdos que buscam atendimento nos serviços ofertados pela Secretaria. A formação garante o direito do surdo de ser bem atendido no sistema, de conseguir as informações de que precisa sem constrangimentos ou dificuldades.


Para dúvidas ou informações sobre os serviços da Prefeitura, ligue 156 ou use o serviço on-line.


Voltar para o topo

Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 (Atendimento ao público de 12h às 19h)
Voltar ao topo do site