Prefeitura Municipal de Vitória

Atalhos de teclado:

Notícias

Professores terão formação em Educação Ambiental no Parque da Fonte Grande

Publicada em 01/08/2019, às 17h55

Por Regina Freitas (rcfsilva@vitoria.es.gov.br) | Com edição de Matheus Thebaldi


Leonardo Silveira

Pedra dos Dois Olhos

Profissionais da Educação conhecerão e aprenderão sobre a exorbitância da floresta da Mata Atlântica presente no Parque da Fonte Grande (Ampliar imagem)

Professores e pedagogas da rede municipal de ensino vão participar, nesta sexta-feira (2), no Parque da Fonte Grande, do 3º Encontro da Formação "Educação Ambiental e temas do cotidiano de Vitória".

A ação abre as atividades festivas do 33º aniversário do parque, a ser comemorado em 7 de agosto. Serão cerca de 100 servidores da Educação, divididos em duas turmas, nos períodos das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30.

Os profissionais, que atuam na educação básica da rede municipal de ensino, terão como conteúdo de discussão e inspiração pedagógica a exorbitância da floresta da Mata Atlântica presente no Parque da Fonte Grande, referência de preservação ambiental no Espírito Santo e símbolo marcante do cotidiano de Vitória.

Também haverá aprendizagens que serão vivenciadas nas trilhas e mirantes do parque, conduzidas pelos técnicos do Centro de Educação Ambiental (CEA). Os participantes da formação terão acesso ao material didático específico acerca do bioma Mata Atlântica que foi distribuído às escolas da rede municipal recentemente.

A formação é uma parceria entre a Gerência de Educação Ambiental, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam), e a Gerência de Formação e Desenvolvimento Educacional, da Secretaria Municipal de Educação (Seme).

A formação é itinerante e contará ainda com mais três encontros, que tratarão de temas ambientais presentes no cotidiano de Vitória e discutirão a presença marcante dos ecossistemas naturais e espaços importantes que compõem as paisagens do município, como a restinga do Parque Alfonso Pastore na Mata da Praia, o Espaço Baleia Jubarte e o Projeto Tamar, onde também serão fomentadas discussões sobre resíduos sólidos e bem-estar animal.

Importância

O secretário de Meio Ambiente de Vitória, Luiz Emanuel Zouain, ressalta que o ecossistema Mata Atlântica é de extrema importância na cidade de Vitória, sendo uma das maiores áreas florestais em ambiente urbano do País.

Entre vários benefícios que a floresta de Mata Atlântica proporciona, podem ser pontuados os seguintes:

  • abriga considerável diversidade de flora e fauna;
  • contribui para fixação das encostas dos morros, o que evita deslizamentos e tragédias;
  • contribui para manutenção do clima local, pois absorve o excesso de calor e irradiação solar
  • promove trocas gasosas e garante umidade na atmosfera local.

Para dúvidas ou informações sobre os serviços da Prefeitura, ligue 156 ou use o serviço on-line.


Voltar para o topo

Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 (Atendimento ao público de 12h às 19h)
Voltar ao topo do site