Notícias

Professores surdos de Vitória participam de oficina de contação de histórias

Publicada em 08/06/2017, às 16h49

Por Leo Vais, com edição de Matheus Thebaldi


Divulgação Semc
Oficina de contação de histórias para professores surdos
Professores surdos da rede municipal de ensino participaram de oficina de contação de histórias no Mucane
Divulgação Semc
Oficina de contação de histórias para professores surdos
Profissionais tiveram acesso a diferentes técnicas necessárias à contação de histórias

Ampliar cada vez mais as práticas inclusivas, por meio da acessibilidade. Essa foi a proposta da oficina de contação de histórias para professores surdos, voltada para os profissionais que atuam na Secretaria Municipal de Educação (Seme), que aconteceu no dia 1º e nesta quinta (8), no Museu Capixaba do Negro “Veronica da Pas” (Mucane).

O trabalho contou com a participação das contadoras Marta Samor e Tiana Magalhães, do Grupo de Contadores de Histórias Chão de Letras, que ministraram a atividade, além da participação da tradutora intérprete da Seme Viviane de Paula Menezes Carvalho.

"Achei muito importante e enriquecedor para os profissionais surdos poder relembrar histórias e brincadeiras antigas e revivê-las de uma maneira tão divertida. Eu também me diverti e aprendi muito com essa experiência", disse Viviane.

Durante a oficina, os alunos, que são professores surdos, tiveram acesso a diferentes técnicas necessárias à contação de histórias que não privilegiaram exclusivamente a palavra falada, mas a linguagem de modo geral.

"Foi muito bom aprender estratégias e trocar experiências. Aprendi a usar materiais e recursos para contar histórias, como bonecas e chapéus. Isso ajuda porque desperta o interesse dos alunos na sala de aula. Aprendemos também a como criar histórias. Foi muito proveitoso", avaliou Waine Pegoretti Lage, professora de Libras da Seme.

Direito à cultura

Para Lilian Menenguci, assessora técnica da Secretaria Municipal de Cultura (Semc) e integrante da Rede de Leitura Inclusiva- GT Espírito Santo, a acessibilidade é condição para a garantia do direito de todos à cultura. "É importante que as apostas numa sociedade inclusiva aconteçam cotidianamente. Ações como essa fortalecem a necessidade da cultura da acessibilidade. Esse é o nosso desafio".

A oficina é uma parceria entre a Semc, por meio da Biblioteca Municipal Adelpho Poli Monjardim e do projeto Viagem pela Literatura, da Secretaria Municipal de Educação (Seme), por meio da Coordenação de Educação Especial, e a Rede de Leitura Inclusiva - GT-ES.


Voltar ao topo da página