Notícias

Professora de Cmei de Itararé ganha prêmio nacional de arte-educação

Publicada em 13/09/2018, às 16h42 | Atualizada em 25/09/2018, às 13h15

Por SEGOV/SUB-COM (secomeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi

Com a colaboração de Instituto Arte na Escola


Divulgação Seme
Trabalho Em busca de sonhos: para além das imagens no Cmei Santa Rita de Cássia
Pequenos vivenciaram várias oficinas de artes ao lado de artistas contemporâneos
Divulgação Seme
Trabalho Em busca de sonhos: para além das imagens no Cmei Santa Rita de Cássia
Professora Sonia Maria (à direita) recebeu os cumprimentos da diretora do Cmei, Fernanda Moraes, e da secretária de Educação, Adriana Sperandio

A professora Sonia Maria de Oliveira Ferreira, que leciona no Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Santa Rita de Cássia, em Itararé, está entre os cinco vencedores do 19° Prêmio Arte na Escola Cidadã. 

O prêmio, que é apoiado pela Unesco, é o maior reconhecimento nacional do trabalho docente em artes visuais, teatro, dança e música nas cinco etapas da educação básica (da creche à educação de jovens e adultos) de escolas públicas e particulares de todo o Brasil.

Sonia Maria, que foi reconhecida entre os 1.013 projetos inscritos em 2018, desenvolveu o trabalho "Em busca de sonhos: para além das imagens", que foi vencedor na categoria "educação infantil".

Através do projeto, os pequenos são apresentados a trabalhos de diversos artistas populares, construindo uma ponte com o cotidiano das crianças que moram e estudam na periferia. Através de práticas de ateliê, a professora aproxima a realidade das crianças do universo dos artistas pesquisados.

Os pequenos vivenciaram várias oficinas de artes ao lado de artistas contemporâneos, como Dayse Egg de Resende, Angela Gomes e Richard Hoey.

Paixão

"O que me move como professora de Artes na educação infantil é a paixão e o encantamento por essa fase tão linda da vida: a infância. E poder contribuir com momentos felizes e memórias afetivas através da arte é um grande privilégio. Estar no Cmei Santa Rita e me entregar de coração ao trabalho traduzo em uma palavra: amor", disse a professora Sonia Maria de Oliveira.

Reconhecimento

"Esse prêmio é o reconhecimento do trabalho da professora e da nossa escola. Trabalho sempre feito com muito planejamento e comprometimento visando ao melhor para a nossa comunidade", disse a diretora do Cmei, Fernanda Moraes.

A secretária municipal de Educação, Adriana Sperandio, parabenizou a professora. "Quero registrar o quanto é precioso e importante para nós ter uma atividade com destaque e reconhecimento em nível nacional. Parabéns a toda equipe da escola e à professora Sônia pela dedicação e pelo trabalho lindo".

Premiação

Os professores premiados vão receber R$ 10 mil, publicações educativas e certificado e participar de cerimônia de premiação e vivências culturais em São Paulo em novembro. Além disso, cada um dos vencedores terá seu trabalho registrado em um documentário produzido pelo Instituto Arte na Escola (IAE).

As escolas dos premiados também serão reconhecidas, receberão equipamentos (computadores e/ou
câmeras fotográficas) e livros especializados em arte-educação para suas bibliotecas.

Os trabalhos inscritos foram avaliados em três etapas de seleção. Nas etapas locais e regionais, foram analisados por professores de artes de universidades que compõem a Rede Arte na Escola, liderada pelo IAE. A decisão final coube a uma comissão nacional formada por especialistas em artes e educação.

Divulgação Seme
Trabalho Em busca de sonhos: para além das imagens no Cmei Santa Rita de Cássia
Divulgação Seme
Trabalho Em busca de sonhos: para além das imagens no Cmei Santa Rita de Cássia

Voltar ao topo da página