Notícias

Procon vai usar teatro de bonecos para falar sobre finanças com as crianças

Publicada em 05/10/2018, às 13h10

Por Rosa Blackman (rosa.adrianaeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi


Foto Divulgação
Cleyton e A Turma do Frederico
Bonecos vão conscientizar a criançada sobre a educação financeira e o consumo sustentável

No mês das crianças, o Procon Vitória vai intensificar ações para a educação do público infantil (pequenos entre 6 e 12 anos). O órgão convocou a "Turma do Frederico", que utiliza o teatro de bonecos para entreter e conscientizar a garotada. As atividades vão começar nesta segunda-feira (8), às 14 horas, no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), que fica na rua 23 de Abril, nº 35, Ilha das Caieiras (próximo ao residencial Santo André).

As apresentações vão acontecer em escolas municipais e equipamentos públicos voltados para o atendimento a crianças nessa faixa etária, conforme calendário abaixo.

8 de outubro
Horário: às 14 horas

Local: Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), na Ilha das Caieiras

16 de outubro
Horário: às 10 horas

Local: Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Éber Louzada Zipinotti, em Jardim da Penha

18 de outubro
Horário: às 9 horas
Local: CEU, na Ilha das Caieiras

Horário: às 16 horas
Local: Emef Éber Louzada Zipinotti, em Jardim da Penha

Conhecimentos

O artista Cleyton Passos disse que, com os elementos trazidos pelo teatro de bonecos, é possível contribuir para que elas interiorizem melhor os conhecimentos.

"O trabalho com as múltiplas linguagens não é um mero recurso de entretenimento. Pelo contrário, a pluralidade de formas da linguagem influi na forma como a criança elabora significações e, em seguida, na forma como ela elabora sentido. Consequentemente, influi na construção do seu repertório de conhecimentos e, sobretudo, na sua constituição como ser histórico", argumentou Cleyton.

Descontração

Foto Divulgação
Cleyton e A Turma do Frederico
Cleyton Passos acredita que a metodologia do teatro de bonecos contribui para que as crianças adquiram melhor os conhecimentos

Ele defende ainda que o teatro pode ser visto como um jogo dramático completo, pois consegue alcançar a criança em toda a sua globalidade, abrangendo a criatividade e o aprendizado por meio da descontração.

"O teatro de bonecos e todos os outros jogos de dramatização e faz de conta ajudam a criança a construir a sua identidade, pois ela poderá desempenhar diversos papéis sociais (personagens) e experimentar diferentes sensações e emoções", acrescentou.

Comportamento sustentável

A gerente do Procon Vitória, Hérica Correa Souza, contou que, este ano, o órgão está atuando também de forma mais ostensiva na educação e na formação desse público infantil, promovendo atividades que gerem nelas um despertar de uma consciência e um comportamento mais sustentável e responsável.

"Precisamos ter um olhar atento também para esse público. As crianças são as mais vulneráveis. Vemos cada vez mais cedo as consequências dos excessos do consumo, que vão desde a obesidade infantil até a 'adultização' da infância", destacou.

Consumo

O Brasil já ocupa o segundo lugar entre os países com maior consumo de produtos infantis na faixa até 10 anos, segundo o Instituto Euromonitor. Isso porque as crianças também influenciam seus pais e responsáveis na hora das compras, e eles, muitas vezes, cedem até como compensação pelo pouco tempo dedicado aos filhos.

Uma pesquisa da ONG Instituto Alana mostra que as crianças brasileiras já influenciam 80% das decisões de compra de uma casa. E não só em relação a brinquedos, mas também na lista do supermercado e até em modelos de carros.


Voltar ao topo da página