Notícias

Procon orienta folião na hora de comprar pacote de Carnaval

Publicada em 20/02/2017, às 06h00

Por Rosa Blackman (rosa.adrianaeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de SEGOV/SUB-COM


Imagem divulgação
Viagem de Carnaval
Consumidores devem seguir dicas do Procon na hora de comprar um pacote de Carnaval

O Procon de Vitória dá orientações para os consumidores que pretendem curtir a folia, mas ainda não planejaram a viagem e não contrataram um pacote de Carnaval. A gerente do órgão, Hérica Correa Souza, afirma que ainda dá tempo de encontrar boas opções, apesar de acreditar que a melhor forma de garantir diversão sem estresse é fazer um planejamento e pesquisar muito.

Num esforço para reduzir os riscos de transtornos na hora de fechar o destino, ela apresentou cinco dicas básicas para orientar os foliões de última hora.

Faça pesquisas

A primeira, que vale para todas as relações de consumo, é pesquisar. "Pesquise na internet, busque referências dos locais e empresas (agências de viagem, hotéis e pacotes de blocos) e pergunte tudo até não restar uma dúvida", recomendou.

Hérica Correa alerta os foliões para que não se deixem levar pela animação de cair na folia, principalmente, nas compras de pacotes pela internet. Por isso, o consumidor deve verificar se o endereço do site é iniciado com "https:", o que é uma indicação de página mais segura, além de observar se existem os selos de segurança.

Informações

Outra dica do Procon de Vitória é salvar ou imprimir a tela com os dados da compra, inclusive todos os materiais de divulgação (materiais promocionais, recortes de jornais/revistas e, até mesmo, salvar as páginas da internet da divulgação do produto). Se algo der errado, fica mais fácil buscar os direitos.

"A gente verifica que muitas agências de viagem não colocam as informações claras para o consumidor. Então, na dúvida, pergunte absolutamente tudo: "O que está incluído no pacote?", "Como funciona a hospedagem?", "Alguma refeição incluída?", "Passeios?", "Passagens aéreas?". Além disso, o contrato deve conter o que o pacote abrange", comentou a gerente do Procon.

Confirmação

Outra dica importante é solicitar a confirmação da agência. "Essa confirmação precisa ser comprovada com nota de débito, recibo da fatura ou, até mesmo, um e-mail. Quem nunca ouviu falar sobre casos de turista que comprou o pacote, chegou ao hotel e não tinha reservas? Esses itens servirão como provas em caso de eventuais reclamações de descumprimento do contrato", avisa Hérica.

Passagem aérea e passeios
Imagem divulgação
Passeio de buggy
Foliões devem prestar atenção se o contrato prevê a realização de passeios

Se o pacote de Carnaval inclui passagem aérea e passeios, o Procon destaca que é necessário adotar cuidados específicos para cada uma das modalidades. Se o consumidor fizer a compra da passagem, deve já fazer a marcação do assento. Essa medida pode evitar problemas com a empresa aérea. "Ter esse comprovante é a prova que o transporte está contratado", afirma ela.

Programação da viagem

Já em relação à programação da viagem com os passeios, o consumidor deve fazer uma listagem com tudo que foi pago e está incluso para não ser surpreendido no fechamento da fatura ou boleto. A gerente do Procon de Vitória frisou que atitudes simples são suficientes para se ter mais segurança no momento da compra de um pacote de viagem. 


Voltar ao topo da página