Notícias

Procon de Vitória divulga lista das empresas com mais reclamações na capital

Publicada em 14/03/2017, às 12h48

Por SEGOV/SUB-COM (secomeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi


Imagem divulgação
Celular na mão de uma pessoa
Empresas de telefonia lideram lista de reclamações de consumidores no Procon de Vitória

Na véspera do Dia Internacional do Consumidor, comemorado nesta quarta-feira (15), o Procon de Vitória disponibilizou o Cadastro Municipal de Reclamações Fundamentadas, que contém a lista de fornecedores mais reclamados na capital durante o ano passado. Veja aqui

As queixas são encaminhadas ao órgão por consumidores e, automaticamente, registradas no Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec).

Neste ano, mais uma constatação nada agradável: novamente, as empresas de telecomunicações, instituições bancárias e as grandes lojas de comércio a varejo lideram o ranking das empresas mais reclamadas. O setor de telecomunicações mantém sua posição historicamente destacada no ranking. As três maiores empresas ou grupos empresariais do setor, juntas, ultrapassaram a marca de 140 reclamações ao longo de 2016.

Os bancos ocupam uma parcela considerável da lista. Nessa área, bancos públicos e privados caminham lado a lado quando o assunto é problema com os consumidores.

Agora, das 20 empresas ou grupos empresariais mais demandados no Procon de Vitória, revezam e alternam na liderança de burlar o direito dos consumidores as empresas de telefonia, as instituições financeiras e lojas de venda a varejo.

A gerente do Procon de Vitória, Hérica Correa Souza, afirma que ainda há muito o que se fazer em prol dos consumidores. "Apesar da interferência diária, das constantes ações educativas realizadas pelo órgão junto ao mercado de consumo na capital e dos avanços registrados ano a ano, ainda temos muito o que fazer", afirma.

Dados

Hérica explica que o Cadastro Nacional de Reclamações Fundamentadas é formado pelas reclamações finalizadas pelos Procons integrados ao Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec), no período de 12 meses. Anualmente, o órgão divulga os dados consolidados, concretizando o comando expresso no artigo 44 do Código de Defesa do Consumidor.

"O cadastro faz uma radiografia dos principais problemas enfrentados pelos consumidores no seu dia a dia no mercado de consumo. Ao construirmos esse panorama dos problemas reclamados pelos consumidores, traçamos nossas estratégias para o enfrentamento dessas demandas, além de atuarmos diretamente para que os direitos dos consumidores sejam prevalecidos e preservados", frisa a gerente do Procon de Vitória.

Elizabeth Nader
Atendimento no Procon Municipal
Cadastro Municipal de Reclamações Fundamentadas contém a lista de fornecedores mais reclamados na capital durante o ano passado

Cadastro

O Cadastro de Reclamações Fundamentadas divulgado pelo Procon de Vitória é relativo ao período de 01/01/2016 a 31/12/2016, no qual são apontados os fornecedores e, indicados, ainda, se os processos administrativos formulados a partir de reclamações dos consumidores foram ou não atendidas pelas empresas.

Hérica Correa conta que a divulgação do cadastro visa também criar nos consumidores o hábito de analisar também quais são as empresas que atendem aos consumidores e quais não atendem. "O cadastro é uma ferramenta poderosa para o exercício do consumo, uma vez que os consumidores dispõem de acesso facilitado e atualizado das informações quanto ao comportamento dos fornecedores frente aos direitos garantidos pelo CDC".

Matéria relacionada

Procon promove ação educativa para comemorar Dia do Consumidor


Voltar ao topo da página