Prefeitura Municipal de Vitória

Atalhos de teclado:

Notícias

Procon de Vitória dá dicas para aproveitar a Black Friday

Publicada em 01/11/2017, às 07h30

Por Rosa Blackman (rosa.adriana@vitoria.es.gov.br) | Com edição de Matheus Thebaldi


André Sobral

Abertura Exposição Vitória do Esporte

Consumidores devem pesquisar antes de irem às compras na Black Friday

Faltam pouco mais de 20 dias para a Black Friday no Brasil, que acontece sempre na última sexta-feira de novembro. Neste ano, a promoção terá início à meia-noite de 24 de novembro. Por isso, o Procon de Vitória dá dicas para os consumidores aproveitarem o que há de melhor no maior evento de e-commerce no País. O evento atingiu R$ 1,9 bilhões em vendas em 2016 no Brasil.

Pesquisa

A primeira orientação vale para todas as idas às compras: pesquisar. O primeiro passo é pesquisar sobre o produto que você quer comprar: marca, modelo e preço. Depois, vá atrás dos preços antes da Black Friday começar. Assim, é fácil saber se há mesmo uma promoção ou se o valor oferecido no dia é só um pouco menor - ou até maior - do que o de dias anteriores.

A gerente do Procon de Vitória, Herica Correa Souza, afirmou que o órgão acompanha e monitora a movimentação do comércio porque já ficou constatado que alguns estabelecimentos vão aumentando o preço dos artigos e, no dia da Black Friday, apresentam um desconto que não corresponde à realidade. "Nesses casos, o desconto, na verdade, faz o preço voltar ao valor inicial", explicou.

Compra

Outra dica importante é não se deixar levar pelo tumulto das lojas físicas, pelas filas ou pelos vendedores apressados e, com isso, deixar de avaliar o produto. Mesmo com essa correria, o consumidor tem o direito de escolher com calma, abrir e testar se o produto está funcionando adequadamente ou em perfeito estado, além de buscar informações sobre a política de troca antes de finalizar a compra.

Internet

Leonardo Silveira

Pessoas sentadas em cadeiras diante de computadores

Ao comprar via online, é preciso ficar atento para não cair em golpes (Ampliar imagem)

Se a compra for feita pela internet, a dica do Procon é para que seja feito um comparativo do valor do frete. Em muitos casos, é nesse ponto que se esconde a "armadilha". "O consumidor deve fazer uma pesquisa e simulações de compras para que veja o valor exato do frete porque para compensar uma promoção os fornecedores podem encarecer a entrega", ponderou Herica.

O consumidor deve ficar atento aos sites, que devem exibir endereço, telefone fixo ou filial física. Além disso, o Procon de Vitória chama atenção para que o comprador observe as informações adicionais, como razão social e CNPJ, e confirme esses dados no site da Receita Federal, além do canal de atendimento ao consumidor.

Lista

Outra dica do Procon de Vitória é a mesma para as compras em qualquer período do ano. Antes de ir às compras, seja nas lojas físicas ou na internet, o consumidor deve fazer uma lista do que realmente precisa e deseja comprar e do quanto está disposto a pagar pelos produtos. Herica afirma que isso evita as compras por impulso, o que geralmente leva ao superendividamento dos consumidores.

Nota fiscal

A gerente do Procon de Vitória finaliza dizendo que o consumidor deve guardar a nota fiscal, os folhetos promocionais e salvar as telas no seu computador, já que, em caso de problemas no pós-compra, servirão de documento para registro de reclamações no órgão.

Em caso de problemas, o consumidor pode recorrer aos órgãos de defesa, como o Procon de Vitória, por meio do Fala Vitória 156 ou do aplicativo Procon Vitória. Também é possível fazer o agendamento online para atendimento no órgão, que fica na Casa do Cidadão, em Itararé. 


Para dúvidas ou informações sobre os serviços da Prefeitura, ligue 156 ou use o serviço on-line.


Voltar para o topo

Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 (Atendimento ao público de 12h às 19h)
Voltar ao topo do site