Prefeitura Municipal de Vitória

Atalhos de teclado:

Notícias

Primeira-dama da Guiana chega para conhecer alimentação das Emefs e Cmeis

Publicada em 09/10/2017, às 16h05 | Atualizada em 09/10/2017, às 16h05

Por Fabrícia Kirmse (fkcaldas@vitoria.es.gov.br) | Com edição de Matheus Thebaldi


Leonardo Silveira

Pessoas reunidas no saguão de desembarque de um aeroporto

Secretária Adriana Sperandio recepcionou a primeira-dama da Guiana, Sandra Granger, no aeroporto de Vitória (Ampliar imagem)

Leonardo Silveira

Pessoas reunidas no saguão de desembarque de um aeroporto

Comitiva, composta também por ministros de Estado, veio conhecer o Programa de Alimentação Escolar de Vitória (Ampliar imagem)

A primeira-dama da Guiana, Sandra Granger, desembarcou nesta segunda-feira (9), em Vitória, juntamente com um grupo de 18 pessoas, para conhecer o Programa de Alimentação Escolar, reconhecido por sua excelência, e compartilhar ideias sobre o tema.

O grupo, composto por nove ministros de Estado, foi recebido no aeroporto pela secretária municipal de Educação, Adriana Sperandio. Os visitantes formam uma comitiva da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), que promove novas práticas e o fortalecimento de políticas de alimentação. Eles ficam na cidade até quarta-feira (11).

Entre as atividades previstas para esta terça-feira (10), estão uma conversa sobre o Projeto de Fortalecimento de Programas de Alimentação da ALC, com Najla Veloso, representante da FAO Brasil, e também sobre a gestão nacional do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e Conselho de Alimentação Escolar.

Escolas

A comitiva vai fazer uma visita à Escola Municipal de Ensino Fundamental de Tempo Integral (Emefti) Eunice Pereira da Silveira, em Tabuazeiro, onde acontecerá um diálogo com estudantes e professor referência a respeito do projeto "Desperdício Zero", outro trabalho de sucesso da rede municipal de ensino de Vitória.

O grupo visitará ainda nesta terça-feira o Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Aécio Bispo dos Santos, também de tempo integral, no Jaburu. No local, haverá uma conversa sobre o papel dos governos locais nos programas de alimentação escolar.

Já na quarta-feira (11), a comissão visitará os agricultores familiares de Santa Maria de Jetibá, zona rural do Espírito Santo, na parte da manhã. À tarde, acontecerá uma reflexão sobre os processos de aquisição da agricultura familiar: políticas públicas que atuam sobre o desenvolvimento rural sustentável.

Leonardo Silveira

Pessoas reunidas no saguão de desembarque de um aeroporto

(Ampliar imagem)

Leonardo Silveira

Mulheres conversando

(Ampliar imagem)

Sucesso

A escolha por Vitória aconteceu devido ao sucesso das práticas alimentares nos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) e Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs). Este ano, uma missão da FAO já veio à cidade e ficou entusiasmada com o trabalho do setor de nutrição da rede municipal de ensino da capital.

Na outra visita, em maio, participaram representantes do Brasil, Bermudas, Costa Rica, Panamá, Jamaica, Suriname, Bahamas, El Salvador, Guatemala, Trinidad e Tobago, Guiana e Paraguai. Representante da FAO no Brasil, Alan Bojanic ressaltou na ocasião: "Vitória é referência em termos de alimentação escolar. Parabéns a todos que têm feito esse grande programa de alimentação escolar. Vamos aprender muito com vocês".

A coordenadora regional do projeto da Cooperação Brasil-FAO, Najla Veloso, completou: "Essas visitas técnicas representam a oportunidade única de ver, in loco, o que é possível ser feito. Muitas vezes, para alguns, pode parecer distante falar de uma alimentação escolar sustentável. Ver na prática como funciona significa a oportunidade de perceber que, com uma gestão comprometida, eficiente e organizada, nós podemos ter a alimentação escolar na estrutura que nós definimos".

André Sobral

ALIMENTAÇÃO ESCOLAR: ALUNOS SE ALIMENTANDO

Programa de Alimentação Escolar é reconhecido por sua excelência em Vitória (Ampliar imagem)

André Sobral

ALIMENTAÇÃO ESCOLAR: ALUNOS SE ALIMENTANDO

Missão da FAO já veio à cidade e ficou entusiasmada com o trabalho do setor de nutrição da rede municipal de ensino (Ampliar imagem)


Para dúvidas ou informações sobre os serviços da Prefeitura, ligue 156 ou use o serviço on-line.


Voltar para o topo

Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 (Atendimento ao público de 12h às 19h)
Voltar ao topo do site