Notícias

Prevenção contra IST´s marca primeiro dia de seminário para população LGBT

Publicada em 22/09/2018, às 20h25

Por SEGOV/SUB-COM (secomeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de SEGOV/SUB-COM

Com a colaboração de Josué de Oliveira


Divulgação Semcid
Lgbt
Seminário em Iriri discute ações de prevenção de IST´s e acesso à saúde para a população LGBT
Divulgação Semcid
Lgbt
Evento contou com rodas de conversas e palestras

Prevenção às infecções sexualmente transmissíveis (IST´s) e como garantir o acesso à saúde para a população LGBT. Esses foram os principais temas discutidos no primeiro dia do IV Encontro Municipal de Saúde e Cidadania da População LGBT, que começou neste sábado (22), em Iriri.

O evento é realizado pelas secretarias de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho (Semcid) e Saúde (Semus). A palestra magna foi ministrada pela técnica do Departamento de IST/HIV/Aids do Ministério da Saúde Alícia Krüger.

Com o foco na prevenção às IST´s, ela apresentou dados importantes que servem de base para o trabalho desenvolvido para a população LGBT. Muitos ainda acabam fazendo sexo sem prevenção, o que pode gerar contaminação por sífilis, hepatite e HIV.

"No Brasil, por muito tempo só se falava em cura. Hoje já até falamos bem de prevenção. Mas agora precisamos chegar ao patamar de falar de promoção de saúde", destacou.

Saúde e cidadania

Para a coordenadora de Políticas de Diversidade Sexual da Semcid, Carolina Alves, esse encontro é um momento especial. "Esse é um evento de saúde, mas que conseguimos colocar os temas em um aspecto mais amplo, discutindo também cidadania para a população LGBT".

A gerente de Atenção à Saúde da Semus, Renata Madureira, reforçou a importância de falar sobre o assunto e o trabalho que vem sendo realizado no município de Vitória.

"É um evento também para análises de alguns avanços que já se colocaram. E é importante destacar ainda o compromisso da PMV com a efetivação dessas políticas públicas", pontuou.

Histórico

A doutora em Sociologia e coordenadora do Núcleo de Estudos da Diversidade Sexual e de Gênero da UNB, Valdenízia Bento Peixoto, foi uma das palestrantes. Ela falou sobre o tema "LGBTfobia e seus impactos na garantia dos direitos humanos".

Ela fez um balanço sócio-histórico para mostrar que a violência e a discriminação da atualidade são reflexos de um contexto de séculos passados. "Infelizmente, com todo desenvolvimento histórico, a gente mantém essa herança nefasta da nossa formação social brasileira", destacou.

A fase de palestras foi encerrada com a exposição dialogada sobre IST´s e população LGBT. Os responsáveis pela condução do debate foram o gerente de Direitos Humanos da Semcid, Dario Coelho, e o médico infectologista Lino Neves, do Centro de Referência em Infecções Sexualmente Transmissíveis de Vitória. 

Noite cultural

Além das rodas de conversas e palestras, a programação inclui ainda filmes com a temática sobre a diversidade sexual, apresentação de grupo de samba e DJ´s, todos protagonizados pela população LGBT.


Voltar ao topo da página