Notícias

Prefeitura toma medidas em relação à invasão no bairro Grande Vitoria

Publicada em 04/04/2017, às 15h18 | Atualizada em 04/04/2017, às 17h18

Por Regina Freitas, com edição de SEGOV/SUB-COM


André Sobral
Panorâmica do Bairro São Pedro
Prefeitura atua para evitar invasões em áreas de proteção ambiental na Grande São Pedro
Carlos Anrolini
Panorâmica do Bairro São Pedro
Fiscais da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Polícia Militar e Guarda trabalham para evitar invasões

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam) trabalha com suas equipes de fiscalização no combate a algumas situações de invasão em áreas privadas e públicas consideradas de proteção ambiental em Vitória.

A primeira invasão aconteceu na semana passada, em um terreno do bairro da Grande Vitória, em uma área particular, mas de proteção ambiental. Na ocasião, fiscais ambientais, Polícia Militar Ambiental e Polícia Militar Ostensiva foram ao local e constataram agressão ambiental.

O proprietário do local solicitou ordem judicial de desocupação do terreno. De posse dessa ordem, o setor de segurança do Estado e a Polícia Militar deverão agir para fazer cumprir a lei. Já a Prefeitura atuará para garantir o cumprimento das leis ambientais.

Na manhã desta terça-feira (4), uma nova tentativa de invasão foi constatada, só que, agora, em área pública de proteção ambiental: Unidade de Conservação da Fonte Grande. Ao saber dessa tentativa, os fiscais ambientais mobilizaram a Guarda Municipal e a invasão foi evitada. O secretário municipal de Meio Ambiente, Luiz Emanuel Zouain, e o vice-prefeito de Vitória, Sérgio Sá, também foram ao local. 

"A Guarda Municipal esteve presente no local com os agentes de trânsito e os agentes comunitários, com o apoio da Polícia Militar, para a proteção do bem público. O município vai utilizar todos os recursos legais para preservar o patrimônio público e o meio ambiente presentes no espaço, mas tudo foi resolvido somente com a conversa", disse o secretário municipal de Segurança Urbana, Fronzio Calheira.

"Houve uma ação de diálogo, sem resistência, com os manifestantes para que eles deixassem a área ocupada. A PM vai atuar junto com a PMV para evitar novas invasões", disse o comandante do 1º Batalhão da Polícia Militar, coronel Márcio Sartório.

Divulgação Semmam
Tentativa de invasão UC Fonte Grande
Equipe evitou uma invasão à unidade de conservação da Fonte Grande nesta terça
Divulgação Semmam
Tentativa de invasão UC Fonte Grande
Equipe, acompanhada da Polícia Militar, dialogou com as pessoas e resolveu o impasse

Voltar ao topo da página