Notícias

Prefeitura promove curso sobre hortas urbanas comunitárias

Publicada em 20/07/2018, às 12h53

Por Giovana Rebuli Santos (girsantoseira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi


Carlos Antolini
Horta Medicinal e Jardim terapêutico na PMV
Objetivo do curso é capacitar as pessoas para construir hortas urbanas em suas comunidades

Já estão abertas as inscrições para o curso "Horta da Saúde", que terá início em 1º de agosto, às 14 horas, no Centro de Referência da Pessoa com Deficiência (CRPD), no bairro Segurança do Lar. Para participar, basta procurar diretamente o CRPD, na avenida Professor Fernando Duarte Rabelo, nº70, ou enviar um e-mail para promocaodasaude@vitoria.es.gov.br.

O objetivo é capacitar as pessoas para construir hortas urbanas em suas comunidades, especialmente no CRPD ou em outros equipamentos públicos da região. Além disso, o curso pretende encontrar os guardiões desses espaços, que são pessoas que irão cuidar e ajudar a disseminar o conhecimento necessário para criar e manter uma horta urbana.

A médica homeopata e referência técnica nessa área, Henriqueta Sacramento, explica que o curso será teórico e prático, com aulas semanais no auditório do CRPD e no espaço destinado à horta comunitária.

"Vamos falar sobre cultivo e controle de pragas e de doenças sem utilizar veneno para isso, valores terapêuticos e medicinais, consumo consciente e preparo de alimentos naturais. O curso também conta com a participação de facilitadores de outras secretarias da Prefeitura de Vitória, que falarão sobre nutrição, compostagem e outros assuntos. Nosso objetivo é dar o máximo de autonomia às pessoas, para que elas assumam a horta e, dessa forma, aproveitem todos os benefícios que essa prática pode proporcionar", explicou.

Ampliação

As hortas urbanas comunitárias trazem tantos benefícios à saúde das pessoas que a Prefeitura de Vitória estipulou em seu Plano de Metas 2018-2020 que a cidade deverá ter 16 espaços públicos como esses nos próximos dois anos.

Entre os benefícios que as hortas trazem às pessoas, estão:

  • ajudam a adquirir hábitos alimentares saudáveis
  • contribuem para melhorar as relações dentro das comunidades
  • tornam mais acessível a aquisição de alimentos frescos, livres de agrotóxicos e com garantia da procedência
  • auxiliam na prevenção de doenças crônicas, como hipertensão, obesidade, diabetes, além de gripes, resfriados e outras viroses oportunistas da baixa imunidade
  • estimulam a atividade física
  • funcionam como terapia para pessoas com depressão ou fobias
  • ensinam as famílias a refletir sobre o autocuidado com a saúde e com a alimentação saudável
  • desenvolvem a consciência ecológica nas comunidades ao estimular as discussões sobre os riscos dos agrotóxicos não apenas para a saúde humana, mas também para todo o planeta e sua biodiversidade.

Solicitação de hortas urbanas

Qualquer cidadão pode solicitar uma horta para sua comunidade. O munícipe pode entrar em contato direto com a equipe responsável por meio do e-mail promocaodasaude@vitoria.es.gov.br ou protocolar o pedido na Prefeitura de Vitória.


Voltar ao topo da página