Notícias

Prefeitura ouve vereadores para elaboração do Planejamento Estratégico e PPA

Publicada em 13/06/2017, às 17h17 | Atualizada em 13/06/2017, às 17h30

Por SEGOV/SUB-COM (secomeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de SEGOV/SUB-COM

Com a colaboração de Kennya Gava


Carlos Antolini
Reunião PPA com Vereadores
Vereadores de Vitória puderam apresentar sugestões para auxiliar nas prioridades das ações da Prefeitura
Carlos Antolini
Reunião PPA com Vereadores
Cada vereador ou representante presente recebeu um formulário para o registro das sugestões

Em mais uma etapa da elaboração do Planejamento Estratégico e do Plano Plurianual (PPA) 2018-2021, os vereadores de Vitória puderam apresentar sugestões para auxiliar nas prioridades das ações da Prefeitura. A reunião aconteceu na tarde desta terça-feira (13), no Palácio Municipal, em Bento Ferreira.

A etapa pública compartilhada tem como objetivo apresentar para a cidade e seus líderes o Plano de Ação da PMV consolidado até o momento, além de extrair informações, absorver ideias e criar parcerias para, juntos, atingir as metas do PPA.

O secretário de Gestão, Planejamento e Comunicação, Fabrício Gandini, apresentou os desafios estruturantes e as principais entregas já realizadas pela gestão nas áreas de segurança, iluminação pública, mobilidade, saúde, educação, turismo, trabalho e renda, cultura, esportes e lazer, reforma de praças e parques, habitação, assistência social e infraestrutura.

"Já fizemos uma etapa anterior, em que a gente fez uma discussão temática das nossas diretrizes. Iniciamos agora a nova etapa, que é ouvir a cidade, e é importantíssimo que os vereadores, como representantes da população, estejam atentos a esse momento. Estamos abrindo esta etapa com os vereadores porque, antes mesmo das associações de moradores, vocês têm vínculo com mais de uma comunidade".

Ele completou dizendo que se trata de um momento no qual os vereadores podem priorizar quais são os melhores investimentos para a cidade. "É importante separar o que é desejo, a gente pode sonhar sim, mas tem que ter pé no chão em relação à realidade. Não adianta se comprometer com algo que a administração não vai conseguir entregar", pontuou o secretário.

Formulário de sugestões

Cada vereador ou representante presente recebeu um formulário para o registro das sugestões, que deverá ser entregue em uma semana. No documento, deverão ser indicadas as principais demandas para o município e as potencialidades da cidade.

Para o presidente da Câmara de Vitória, vereador Vinícius Simões, o planejamento é importante para que os compromissos da gestão sejam cumpridos. "Quando uma gestão se compromete e faz um planejamento sobre isso, a possibilidade de se cumprir é muito grande. Esta etapa com os vereadores é importante porque o Parlamento municipal é a expressão maior da vontade popular, ali estão as representações da sociedade. Quando você conversa com os vereadores, está conversando com toda a cidade. É claro que é importante também dialogar com as comunidades", explicou.

Oitivas

A primeira oitiva com as comunidades acontece no próximo dia 20, na sala de reuniões da Secretaria de Gestão, Planejamento e Comunicação, no Palácio Municipal, em Bento Ferreira. Veja calendário.

Ao todo, serão realizadas cerca de 30 reuniões, até o mês de agosto, com lideranças comunitárias, conselhos e associações de moradores, sendo a primeira com representantes dos bairros Ariovaldo Favalessa, Alagoano, Resistência, Santa Clara, Caratoíra, Santa Helena e Forte São João.

A etapa pública compartilhada é uma oportunidade para que a Prefeitura compartilhe com a cidade o seu plano de ação consolidado até o momento, extraia informações e absorva ideias para o Planejamento Estratégico, além de criar parcerias para atingir as metas do PPA.

PPA

O PPA é um instrumento destinado a organizar e viabilizar a ação pública. Por meio dele, é declarado o conjunto das políticas públicas do governo para um período de quatro anos e os caminhos trilhados para viabilizar, em conjunto das diretrizes, os objetivos e as metas previstas.


Voltar ao topo da página