Notícias

Prefeitura intensifica controle de mosquitos na capital

Publicada em 30/03/2015, às 16h38 | Atualizada em 30/03/2015, às 16h44

Por Angela Angius, com edição de Matheus Thebaldi


André Luiz Silva Sobral
Equipamentos de Combate a Dengue
Carros fumacê estão aplicando inseticida nos bairros com maior infestação de mosquitos

A Prefeitura de Vitória deu início, na madrugada desta segunda-feira (30), a uma grande ação para controle imediato de dois tipos de mosquitos que estão causando desconforto aos moradores da região continental da capital. Trata-se dos mosquitos Aedes taeniorhynchus e Aedes scapularis, espécies nativas que têm, normalmente, reprodução em criadouros naturais como várzeas, mangues, charcos e valas.

Diferente do Aedes aegypti, esses mosquitos não possuem o vírus da dengue e não têm listras brancas em seu dorso, mas possuem cinco manchas brancas em suas patas. A picada é dolorida e eles surgem em bandos, como uma nuvem.

Para eliminar esses insetos, o Centro de Vigilância em Saúde Ambiental (CVSA) já iniciou a aplicação espacial de inseticida - o conhecido carro fumacê -, em Jardim Camburi. Ainda nesta segunda-feira (30), bairros como Mata da Praia, Morada de Camburi e República receberão a aplicação do carro fumacê.

Essa ação acontecerá, inicialmente, até o dia 8, já que esse tipo de mosquito sobrevive em torno de 15 dias. Veja a programação completa.

Altas temperaturas

Imagem divulgação
mosquito comum da espécie aedes taeniorhynchus
Mosquito Aedes taeniorhynchus costuma aparecer em dias de altas temperaturas

O CVSA explica que essas espécies surgem, normalmente, durante o verão, em épocas de pancadas de chuvas e dias com temperaturas altas. Como têm hábitos noturnos e saem em voos no final da tarde, o carro fumacê passará nos bairros das 18 até as 21 horas.

Além da aplicação do carro fumacê, o CVSA fará uma ação coordenada para controle das espécies. Equipes de Educação em Saúde farão abordagens a moradores e lideranças comunitárias, a fim de orientar sobre o controle e tratamento em caso de picadas.

Outra ação é o tratamento dos criadouros naturais dos mosquitos com aplicação de larvicida biológico. Além disso, equipes do CVSA realizarão atividades de aspiração de insetos em creches, escolas e unidades de saúde dos bairros mais afetados.


Voltar ao topo da página